O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, assinou na passada terça-feira, dia 14 de maio, com a empresa Construções 13 de Agosto, Lda., o contrato de execução da Empreitada “Boticas Natureza e Biodiversidade – Dinamização”.
Esta obra irá abranger duas áreas distintas do Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade (BNB), nomeadamente na zona do Posto Aquícola e área envolvente, com a ampliação do edifício destinado à incubação, sendo que a intervenção nesta zona vai também contemplar a construção de um novo edifício idêntico ao existente, de forma a suprir as necessidades diárias do espaço.
Além disso, será construído um muro de suporte de terras junto à entrada do posto, realizadas limpezas no canal e também trabalhos de limpeza e de pinturas exteriores nos equipamentos designados de casa do tratador, edifício de apoio, sala de incubação e anexos.
Esta intervenção prevê ainda a reconversão de um edifício já existente num Centro de Reprodução de Margaritífera, uma espécie de bivalve, comummente conhecido como Mexilhão-de-rio (margaritífera margaritífera), que chegou a ser dada como extinta em Portugal.
Este espaço vai ser dotado de equipamentos e novas infraestruturas elétricas e de abastecimento e drenagem de águas, fundamentais para o bom funcionamento do centro de reprodução.
A execução do projeto “Boticas Natureza e Biodiversidade – Dinamização” decorre no âmbito do acordo celebrado entre a Câmara de Boticas e a empresa Iberdrola, através do programa de medidas de compensação de fauna e flora associadas ao Projeto Electroprodutor do Tâmega, e vai permitir dinamizar e valorizar o BNB, tornando-o num lugar cada vez mais ajustado às necessidades da fauna e flora existentes em toda a sua extensão.