Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a empresa Biosys, o Município de Boticas tem, desde o final da semana passada, colocados na rua os dois primeiros oleões, destinados a receber óleos alimentares usados (OAU) que serão encaminhados para reciclagem da qual resultará a produção de biodiesel, um combustível ecológico e limpo, biodegradável e que substitui total ou parcialmente o diesel/gasóleo usado em motores de combustão.
Os dois primeiros oleões estão localizados na Avenida de Chaves e ao pé da Central de Camionagem, mas em breve estarão espalhados por todo o concelho junto aos ecopontos já existentes.
A ideia do município é “promover um sistema de recolha e valorização de óleos alimentares usados, levando a que estes resíduos tenham um destino ambientalmente adequado”. Desta forma, a autarquia recomenda à população que armazene os seus óleos alimentares usados (depois de frios) em embalagens de plástico (garrafa de 1,5 litros) que, depois de cheias, devem ser bem fechadas para evitar derrames, e depositadas no oleão mais próximo.
De sublinhar que o derrame e abandono dos óleos alimentares usados sem controlo constitui um grave problema para o meio ambiente e biodiversidade. Quando despejados nos esgotos urbanos, dificultam o trabalho das estações de tratamento de águas residuais e sempre que tal aconteça de forma incontrolada, constitui, por si só, um potencial perigo de contaminação, quer de solos quer das águas. Através desta iniciativa, os óleos alimentares usados poderão ser transformados e valorizados, sendo por isso essencial proceder à sua recolha selectiva e encaminhá-los para destinos adequados.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril