Assembleia Municipal aprovou Relatório de Gestão e Contas de 2016
BOTICAS, 2017-04-05 17:24:39

Realizou-se esta terça-feira, dia 4 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma reunião ordinária da Assembleia Municipal onde foi apresentado, para apreciação e votação, o Relatório de Gestão e Contas correspondente ao ano de 2016.

No exercício do ano passado, o Município de Boticas conseguiu uma poupança corrente efetiva de 1.444.872,63€, o que demonstra que a autarquia teve capacidade de financiar a estrutura necessária ao bom funcionamento dos serviços municipais através da receita corrente e, simultaneamente, libertar meios para suportar as despesas de capital.

No final de 2016, a dívida bancária de médio e longo prazo ascendia a 1.155.076,51€, registando uma diminuição de 289.817,43€ comparativamente com o ano de 2015. Quanto à dívida de curto prazo, continua a manter-se num nível muito baixo, o que fez com que o prazo médio de pagamento a fornecedores se fixasse, em dezembro de 2016, em 13 dias.

No que diz respeito à execução financeira, são de salientar os indicadores obtidos com a boa taxa de execução das receitas corrente e de capital, que se posicionou nos 104,08% e 81%, respetivamente, enquanto as despesas correntes se fixaram em 83,20% e as de capital em 82%.

Quanto aos empréstimos bancários constatou-se que a rubrica “passivos financeiros” se mantém com valor 0, ou seja, a autarquia botiquense não contraiu qualquer tipo de empréstimo nos últimos quatro anos.

Por sua vez, o executivo municipal aumentou em 50% os apoios concedidos às famílias face a 2015. Foram assim atribuídos mais 74.779,73€  em apoios sociais.

De destacar que a Câmara de Boticas transitou o ano com um saldo orçamental no valor de 3.497.780,22€, o que traduz o rigor no controle das despesas que o executivo municipal tem vindo a realizar no exercício das suas funções.

Em termos de eficiência financeira, os indicadores demonstram que o Município liquidou até 31 de dezembro de 2016, a totalidade da dívida de curto prazo e apresentou um índice de autonomia muito bom, de 71%.

Após apreciação e análise, os membros da Assembleia Municipal de Boticas aprovaram, por maioria, o Relatório de Gestão e Contas de 2016 .

Sapadores Florestais   Dia Nacional dos Moinhos   Hora do Planeta   Conselho Local de Ação Social   Corrida de Abril   Ambiente   Rampa de Boticas   BTT   Sessões Informativas   Semana da Leitura   Centro de Artes   São João   Janeiras / Reis   Natal   Actividades de Verão   Canil Municipal   Freestyle   Conselho Municipal de Juventude   S. Sebastião   Confraria

CIMAT quer criar Centro de Competências da Agricultura Biológica da Bio-Região do Alto Tâmega e Barroso

“Corrida de Maio” animou Praça do Município

CPCJ de Boticas promoveu ação de sensibilização sobre a Violência Doméstica na Infância