O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, acompanhado pelos vereadores Guilherme Pires e Maria do Céu Fernandes, entregou esta quarta-feira, dia 29 de agosto, os incentivos à natalidade, no valor de mil euros, aos 17 bebés nascidos no primeiro semestre de 2018, no concelho de Boticas.
O “Enxoval do Bebé”, medida que está a ser implementada no município desde 2009, visa aliviar os encargos dos pais com os recém-nascidos, incentivar os casais naturais ou residentes no concelho a terem mais filhos e a fixar população.
Cada um dos bebés usufrui ainda de um apoio complementar mensal, com o valor máximo de cinquenta euros, até completar os três anos de idade.
Segundo o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, “estes apoios são importantes para diminuir os encargos dos pais. Temos consciência que não é suficiente para fazer face a todas as despesas, mas é uma grande ajuda”.
“Só conseguimos evitar a desertificação do nosso território se proporcionarmos as condições necessárias às famílias para cá permanecerem. Para que isso aconteça é necessário atrair mais investidores e criar mais emprego no concelho. Abriu recentemente uma nova fábrica em Boticas, que já criou 20 postos de trabalho, e está prevista a abertura de mais duas”, destacou Fernando Queiroga.
Além do “Enxoval do Bebé”, a autarquia também oferece os manuais escolares e livros de atividades, suporta os custos inerentes à alimentação e transporte das crianças, apoia os jovens que frequentam o ensino secundário em Chaves, atribui bolsas de estudo aos alunos do ensino superior e criou o Cartão Social do Munícipe, um apoio direcionado para as famílias carenciadas e idosos do concelho.