1ª edição da Aqua Summer School
BOTICAS, 2022-06-22 17:47:25

1ª edição da Aqua Summer School

Entre os dias 4 a 8 de julho a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Chaves, promove a 1ª edição da Aqua Summer School.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas através do link -  httpss://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2-61pZR6r9pSopWqq_z93qit_CRcchhW1mQy1VrzrfX71AA/viewform?fbzx=-2264394826789405538, podendo participar os alunos que estejam atualmente a frequentar o Ensino Secundário regular ou profissional.

Através da Aqua Summer School pretende-se que os jovens adquiram conhecimentos relativos à água, mediante a criação de um espaço privilegiado de aprendizagem e divulgação de conhecimento, e ao mesmo tempo promover a aquisição de competências de autonomia, criatividade e espírito de equipa fomentadas com práticas pedagógicas, lúdicas e culturais.

O programa da Aqua Summer School disponibiliza iniciativas direcionadas para diferentes áreas científicas no contexto da água, onde vão ser igualmente fomentadas atividades de ensino não formal e de experimentação, acompanhadas por investigadores e monitores em química clássica, microbiologia, metais pesados e todas as possibilidades de investigação científica ligadas à água termal.

Os participantes vão ainda partir à descoberta das potencialidades culturais, económicas e de lazer existentes na cidade de Chaves.

De referir que a Escola de Verão é um projeto do IPB que decorre no âmbito da Blue Design Alliance (BDA), um consórcio entre instituições do Ensino Superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul.

Através da BDA, as instituições de Ensino Superior envolvidas asseguram uma formação ligada ao Design Azul e à economia circular, inclusiva e sustentável, com o propósito de acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente mediante a criação de novos empregos e profissões azuis.

A Blue Design Alliance integra-se no âmbito do “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem como objetivo “impulsionar a formação de jovens e adultos nos próximos 5 anos face aos desafios que emergem”.

No âmbito do “Impulso Jovens STEAM” foi desenhada uma oferta formativa que engloba Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTePS), cursos de verão e ações de promoção da literacia e conhecimento azul, orientados a estudantes das escolas secundárias, escolas artísticas e escolas profissionais.

Fazem parte desta aliança a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (ESB.UCP).

Anexo Disponível

Programa Aqua Summer School

[Formato . pdf - 944.64 KB KB]

Autarquia   Barragens Alto Tâmega   Documentário   Freguesias   Canil Municipal   Defesa da Floresta   Natalidade   DHI   Cartão Social   Seminário   Verão em Festa 2023   ANMP   Fernando Queiroga   Confraria   CPCJ   Cão de Gado Transmontano   S. Sebastião   Obras   Conselho Local de Ação Social   Volta a Portugal