No passado sábado, dia 31 de maio, Boticas recebeu a visita do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, a sua primeira visita ao concelho enquanto Chefe de Governo, marcada pela inauguração de duas importantes infraestruturas que visam não só dinamizar a região, mas também dar mais visibilidade ao concelho enquanto ponto turístico de interesse.
À sua chegada, o chefe de governo foi recebido com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Boticas na Praça do Município, onde o aguardava o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos, bem como as centenas de botiquenses que fizeram questão de demonstrar a arte de bem receber, tão característica do povo barrosão. Depois de cumpridas todas as formalidades no exterior do edifício municipal, e do descerro da placa desta visita junto à do Presidente da República, todas as entidades, convidados e população, foram convidados a assistirem à Cerimónia que teve lugar no Salão Nobre, onde foi assinado o Protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e onde o Primeiro-Ministro foi agraciado com a Chave de Ouro do Município, entregue pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal. No decorrer desta Cerimónia houve ainda tempo para as intervenções do Primeiro-Ministro e do Presidente do Município, Fernando Queiroga, que fez questão de relembrar a importância de investir no interior do país, de forma a desenvolver um crescimento económico sustentável, criar mais postos de trabalho, e, consequentemente, transformar as regiões do interior, como o concelho de Boticas, em locais economicamente viáveis para os jovens se fixarem, contribuindo assim para a dinamização da própria economia local.
Respondendo a Fernando Queiroga, o Primeiro-Ministro reconheceu as dificuldades que ainda hoje as regiões do interior têm de enfrentar, salientando também a crescente vontade da Administração Central em elaborar uma proposta que vá de encontro às necessidades reais da população do interior, transferindo novas competências para a esfera municipal e intermunicipal.
No final da Cerimónia, e já no exterior da Praça do Município, o Primeiro-Ministro foi surpreendido com a oferta de uma vitela barrosã, junto a alguns membros da Confraria da Carne Barrosã, representantes máximos desta raça bovina de Denominação de Origem Protegida (DOP).
Seguiu-se depois a inauguração da nova unidade hoteleira “Boticas Hotel Art & Spa”, uma inauguração que contou com a presença e com a bênção do Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, havendo ainda tempo para as intervenções do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e de Laura Afonso e Artur Afonso, representantes da Fundação Nadir Afonso, que aproveitaram a ocasião para presentearem o Primeiro-Ministro com uma serigrafia do mestre Nadir Afonso.
Após a visita ao Centro de Artes, onde funciona também a Loja Interativa do Turismo, toda a comitiva, convidados e população botiquense seguiu para a Relva, a fim de inaugurar o Parque Boticas Natureza Biodiversidade (BNB), um parque temático destinado a promover a correta gestão dos espaços protegidos e a preservar a biodiversidade, quer ao nível da flora, quer ao nível da fauna, contando já com vários equipamentos de apoio para o devido efeito.
Apesar da visita oficial ter terminado por aqui, a festa prolongou-se durante mais algum tempo, com um almoço convívio realizado nas instalações do Parque BNB destinado às centenas de pessoas ali presentes.