Comissão Parlamentar do Ambiente e Energia visitou Boticas e reuniu com autarcas e associações ambientais
BOTICAS, 2024-10-23 10:55:32


No âmbito de uma visita de trabalho de dois dias ao norte do país, a Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia deslocou-se até Boticas, onde teve um encontro de trabalho, na segunda-feira, dia 21 de outubro, com diversas associações ambientais e representantes da comunidade local, abordando as questões que afetam a região, com claro destaque para a exploração mineira de Lítio, procurando auscultar e perceber os impactos que a referida atividade poderá causar na região e sobretudo junto da população. Na referida reunião, participaram o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, a presidente do Município de Montalegre, Fátima Fernandes, a Presidente da Junta de Freguesia de Covas do Barroso, Lucia Mó, e os representantes da Comunidade de Baldios de Covas do Barroso e da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, Aida Fernandes e Nélson Gomes, respetivamente, bem como outras associações de defesa ambiental da região.

Na terça-feira, dia 22 de outubro, os deputados da Comissão de Ambiente e Energia reuniram com os presidentes dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) nos Paços do Concelho, ficando a conhecer os projetos e investimentos existentes na região no âmbito das energias renováveis, nomeadamente da responsabilidade da empresa intermunicipal Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), sendo ainda tema de discussão a preservação do património natural de toda a região e em particular do Barroso, classificado como Património Agrícola Mundial, o que permitiu aos autarcas exporem as suas preocupações e proporem medidas de salvaguarda dos interesses da população.

O presidente da Câmara Municipal de Boticas e da CIMAT, Fernando Queiroga, destacou a importância da colaboração entre as instituições governamentais e as comunidades locais para garantir um desenvolvimento sustentável da região, “porque há muita contra informação e notícias falsas”, daí a importância dos deputados “irem ao terreno e conhecerem in-loco as realidades locais e as preocupações da população”, reiterando que “continua a existir uma grande falta de informação e sobretudo esclarecimento das populações, bem como muitas ações levadas a cabo à rebelia da população”. A propósito, lembrou que, relativamente à mina de Covas do Barroso, “recentemente, proprietários de terrenos receberam uma notificação da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) relativa ao processo de servidão administrativa”, algo que considera “injustificável e extemporâneo”, até porque “90% da área que supostamente será explorada é propriedade dos baldios e da junta de freguesia e não é através da servidão administração que se vai resolver o problema. A Junta e os Baldios não vão ceder os terrenos e tudo continuarão a fazer para travar o avanço da mina”.

Por sua vez, o presidente da Comissão de Ambiente e Energia, Salvador Malheiro, sublinhou que tem sempre que “prevalecer o bom senso” e que” projetos mineiros nunca podem ser feitos sem a compreensão das pessoas” considerando, depois de ouvir os autarcas e as associações de Boticas e Montalegre, que “por mais importante que um projeto seja para o país, nunca pode ser feito sem a compreensão e sem a colaboração das pessoas”. Salvador Malheiro destacou ainda que “a missão dos deputados passa por fiscalizar a ação do Governo e fazer a ponte entre as populações e o poder legislativo e nada melhor do que o fazer em discurso direto. Ouvimos com muita preocupação e sensibilidade as questões levantadas. Preocupamo-nos sobretudo em ouvir, mas importa desde já esclarecer uma questão que é fundamental: aquilo que nos une são as questões da sustentabilidade e essa não se pode resumir apenas às preocupações económicas. Um dos pilares fundamentais da sustentabilidade é, precisamente, o pilar social. As pessoas são sempre o mais importante”, frisou.

A encerrar esta jornada em Boticas, os deputados da Comissão de Ambiente e Energia tiveram oportunidade de se deslocarem a Covas do Barroso e observarem a zona para a qual está prevista a exploração de lítio, acompanhados de alguns populares que conhecem a área como a ‘palma das suas mãos’. No final da visita, o Presidente da Comissão voltou a reiterar o “grande descontentamento por parte das populações, com argumentos válidos e que denotam que o assunto não foi tratado da melhor forma desde o início”, reforçando “não ter a menor dúvida de que, se as pessoas tivessem sido envolvidas desde a primeira hora, tudo poderia ser diferente”, terminando a manifestar “a esperança de que as coisas possam ser resolvidas, salvaguardando, naturalmente, o interesse das pessoas, que é o que mais preocupa esta Comissão”, rematou.

Tags

Concurso Pecuário   Dia do Idoso   Livros / Lançamentos / Feiras   Protecção Civil   Dia do Homem   Autarquia   Documentário   Festas de Boticas   Natal   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   Visita de Estudo a Lisboa   Fernando Queiroga   Exposições   Sessões Informativas   Inaugurações   Volta a Portugal     +Boticas   Cartão Social   Freguesias  

Últimas

CAPOLIB promoveu colóquio sobre apoios para o setor Agrícola e Agro-alimentar

CAPOLIB promoveu colóquio sobre apoios para o setor Agrícola e Agro-alimentar

Inauguração da Exposição dos alunos da Escola de Pintura de Boticas

Inauguração da Exposição dos alunos da Escola de Pintura de Boticas

Inauguração do Espaço Cidadão de Boticas

Inauguração do Espaço Cidadão de Boticas

Roadshow de Divulgação do Startup Voucher e Concurso de Ideias percorreu o Alto Tâmega e Barroso

Roadshow de Divulgação do Startup Voucher e Concurso de Ideias percorreu o Alto Tâmega e Barroso

Autarquia vai implementar Sistema de Recolha de Biorresíduos no Concelho de Boticas

Autarquia vai implementar Sistema de Recolha de Biorresíduos no Concelho de Boticas

Requalificação do Campo de Minigolfe de Boticas em curso

Requalificação do Campo de Minigolfe de Boticas em curso

Município investe na transformação digital através do “Boticas SmartCidadão 5.0”

Município investe na transformação digital através do “Boticas SmartCidadão 5.0”

II Caminhada solidária e sunset dos Bombeiros Voluntários de Boticas

II Caminhada solidária e sunset dos Bombeiros Voluntários de Boticas