O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu esta quarta-feira, dia 27 de junho, a cerimónia de adesão, por parte da autarquia e das dez juntas de freguesia do concelho, ao Compromisso Pagamento Pontual.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, liderou a cerimónia que contou com a presença do representante da ACEGE Vila Real, João Cavaleiro, e do secretário-geral da ACEGE, Jorge Líbano Monteiro.
O projeto, da responsabilidade da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), tem como finalidade incentivar as empresas, autarquias e organizações nacionais a assumir de forma voluntária o acordo de pagar atempadamente a funcionários e fornecedores.
A implementação desta medida por parte das empresas aderentes ao Compromisso Pagamento Pontual permite, segundo João Cavaleiro, “combater a forma generalizada com que habitualmente são feitos os pagamentos em Portugal. A adesão não só da Câmara de Boticas, mas também das juntas de freguesia do concelho é um exemplo para a região, uma vez que no distrito apenas as autarquias de Boticas e Vila Real aderiram a este compromisso”.
Por sua vez, Jorge Líbano Monteiro, referiu que “o intuito da criação do compromisso prendeu-se com o facto de inverter o ciclo vicioso dos pagamentos atrasados que, sem nos apercebemos, interferem na economia nacional. Queremos mudar atitudes e mentalidades”.
Já Fernando Queiroga referiu que “o pagamento atempado quer a funcionários quer a fornecedores é uma questão de educação e, acima de tudo, de princípios. Ou as autarquias, instituições e empresas se mentalizam definitivamente que o pagamento tem de ser feito a tempo e horas ou não vamos chegar a lado nenhum”.
“A Câmara de Boticas sempre teve algum cuidado com este tipo de pagamento. No 1º trimestre de 2018, a autarquia estava a pagar a 15 dias e, desde então, que estamos a trabalhar no sentido de encurtar ainda mais esse prazo”, destacou o autarca.
No final da cerimónia foram atribuídos os certificados de adesão ao compromisso à autarquia e às de juntas de freguesia do concelho.