Um grupo de jovens do Concelho de Boticas, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, participou, de 9 a 17 de julho, num intercâmbio cultural promovido pelo Comité de Jumelage de Gond-Pontouvre, no âmbito do Protocolo de Geminação e Cooperação entre o Municípios de Boticas e Gond-Pontouvre.
A iniciativa, intitulada “A Tecnologia Digital, aliada incontornável da ecocidadania e do desenvolvimento sustentável”, decorreu através do programa “ERASMUS +” e teve como principais objetivos a promoção da cidadania, solidariedade e tolerância entre os jovens europeus, a promoção da mobilidade dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal e o diálogo intercultural que encoraja a participação de todos os jovens, independentemente da sua origem educacional, social e cultural.
Os cerca de 20 jovens botiquenses vivenciaram coisas novas mediante a participação em várias atividades lúdicas, culturais e desportivas realizadas em contexto de partilha com a comunidade francesa de Gond-Pontouvre.
Entre as atividades desenvolvidas durante a semana de intercâmbio destacam-se as visitas ao Futuroscope, Museu do Papel, Atrion/Carré Bouge, Paléosite e Museu e Oficina da Marinha, caminhadas e desafios na Floresta du Gros Fayant, bem como a participação em festas temáticas, passeios de kayak no rio Touvre.
De referir que o Protocolo de Geminação e Cooperação entre as Câmara Municipais de Boticas e Gond-Pontouvre (França) foi assinado em maio de 2009 e tem permitido a realização de diversas iniciativas entre os dois municípios.