Município de Boticas recebeu jovens de Gond-Pontouvre
BOTICAS, 2014-08-05 15:46:38


Entre os dias 20 e 26 de julho, o Município de Boticas foi o anfitrião de um intercâmbio entre um grupo de jovens naturais do Município de Gond-Pontouvre e um grupo de jovens naturais do concelho de Boticas, uma iniciativa realizada no âmbito da Ação 1.1 – Intercâmbios de Jovens do Programa Juventude em Ação.

Sob o tema “Intercâmbio de Experiências – Descobrir a Interculturalidade”, esta iniciativa consistiu essencialmente numa troca de experiências e conhecimentos entre os dois grupos de jovens (com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos), através de um conjunto de atividades de índole cultural, social e desportiva. O primeiro dia do intercâmbio, domingo, foi reservado à receção de boas-vindas aos jovens, onde se fizeram as devidas apresentações e alguns jogos de quebra-gelo, de maneira a integrar e incentivar a interação entre os dois grupos, assim como da equipa que os acompanhou durante toda a semana.

O segundo dia, dia 21 de julho, começou com a apresentação do plano de atividades e com a realização de um questionário de “Avaliação de Expetativas”, onde os jovens puderam expressar o que esperavam deste Intercâmbio e das aprendizagens que esperavam levar consigo no final da semana. Já a tarde, iniciada no Salão Nobre da Câmara Municipal, e perante a presença de alguns elementos do executivo camarário, foi dedicada a um maior conhecimento da cultura dos dois concelhos, tendo sido visualizados dois filmes onde foram apresentadas as especificidades culturais e paisagísticas de cada um deles, assim como as suas tradições e modos de vida.

Este plano de atividades permitiu aos jovens, não só o contacto com as tradições e os costumes do concelho, mas também com o seu património histórico, natural, arqueológico e arquitetónico, tendo-se realizado durante toda a semana várias deslocações até alguns locais e rotas de interesse do concelho, tais como o Centro de Artes Nadir Afonso, o CEDIEC e o Castro do Lesenho, o Parque Arqueológico do Vale do Terva (PAVT), o Parque Boticas Natureza e Biodiversidade, o Castro de Carvalhelhos, entre outros.

Através das atividades delineadas, estes jovens puderam ainda mostrar os seus dotes desportivos, através de um jogo de futebol amigável com os jovens do Grupo Desportivo de Boticas e de outras atividades relacionadas com a prática desportiva, fomentado assim o convívio com as gentes locais.

Durante a noite de quarta-feira, os jovens participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecerem e conviverem com alguns elementos da associação cultural e juvenil local - o Agrupamento de Escuteiros de Boticas, e de saberem um pouco mais sobre a sua fundação, o seu código deontológico e o seu trabalho junto, e em prol, da comunidade.

Destaque também para o workshop sobre “A Importância da Cultura na Cidadania Europeia”, onde o Vice-Presidente do Município de Boticas, Guilherme Pires, explicou a importância deste tipo de programas, estabelecidos pela União Europeia, na proximidade das diferentes culturas e identidades dos povos europeus e na promoção de uma cidadania europeia, onde todas as diferenças acabam por convergir e coabitar na grande comunidade que é a União Europeia. 

No final foi feita uma análise em grupo sobre os pontos fortes e os pontos fracos do plano de atividades deste intercâmbio e realizado o questionário de “Avaliação Final”, onde os participantes puderam confrontar as expetativas projetadas no primeiro dia de atividades com as experiências que foram vivenciando ao longo de toda a semana.

Pretendeu-se, através desta iniciativa, fomentar um maior sentido de interculturalidade entre os jovens, incutindo-lhes os princípios pelo respeito e valorização das diferenças culturais e permitindo-lhes a troca de valores imateriais, como a tolerância, o companheirismo e a experiência de outras tradições / práticas culturais. Para além disso, esta é também uma forma de reforçar os laços entre os dois Municípios que, desde 2008, ano em que se estabeleceu oficialmente o Protocolo de Geminação entre o Município de Boticas e o Município de Gond-Pontouvre, têm vindo a organizar várias atividades em conjunto, sobretudo de índole cultural e desportiva.

Tags

Património Agrícula Mundial   Sessões Informativas   Livros / Lançamentos / Feiras   Boticas Mexe   Vespa das Galhas de Castanheiro   São João   Barragens Alto Tâmega   Exposições   Fernando Queiroga   Cão de Gado Transmontano   CPCJ   Carnaval   B.V.B.   Boticas Parque (BNB)   DHI   Actividades de Verão   Desporto     Chegas de Bois   Obras  

Últimas

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes