Entre os dias 20 e 27 de julho, Boticas acolheu um grupo de jovens oriundos do município francês de Gond-Pontouvre, região de Angoulême (França).
O “Intercâmbio de Experiências – Descobrir a Natureza e a Biodiversidade” permitiu que os 12 jovens franceses, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, acompanhados por três monitores e pela Presidente do Comité de Geminação, Maryline Vinet, ficassem a conhecer um pouco mais da história, do património natural, cultural e gastronómico do Concelho de Boticas e vivenciar uma experiência única e diferente noutro país.
À chegada a Boticas, a comitiva de Gond-Pontouvre tinha à sua espera o Vice-presidente da Câmara, Guilherme Pires, as famílias de acolhimento, dois monitores e os 14 jovens botiquenses que acompanharam o grupo francês durante a estadia.
Ao longo da semana o grupo participou em diversas iniciativas culturais, desportivas e de lazer, nomeadamente visitas guiadas ao Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade, à Sala do Futuro, ao Centro de Artes Nadir Afonso, à fonte e fábrica das Águas de Carvalhelhos, ao campo de golf de Vidago, ao Moinho da Ponte Pedrinha, que incluiu a atividade “O ciclo do pão, idas à piscina municipal, passeios de bicicleta e kayak no rio Beça, entre outros.
A comitiva teve ainda a possibilidade de visitar alguns dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto, designadamente a Estação Ferroviária de São Bento, a Torre dos Clérigos, a zona ribeirinha junto ao rio Douro, a Rua de Santa Catarina, a Avenida dos Aliados e a Sé Catedral.
No último dia decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de encerramento do intercâmbio, presidida pela Presidente do Comité de Geminação, Maryline Vinet, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga.
Maryline Vinet agradeceu a forma afetuosa como toda a comitiva foi recebida em Boticas, destacando que “foi uma experiência única, inesquecível e que serviu, sobretudo, para fortalecer os laços de amizade existentes entre as comunidades francesa e portuguesa”.
Por sua vez, Fernando Queiroga referiu que “este tipo de encontros são essenciais para reforçar as relações de cooperação entre as duas localidades, contribuindo, também, para o fortalecimento da ligação entre os dois territórios europeus”, destacando que “é um enorme prazer receber o Comité de Geminação e a comunidade de Gond-Pontouvre em Boticas”.
Recorde-se que o Protocolo de Geminação e Cooperação entre os municípios português e francês de Boticas e Gond-Pontouvre, respetivamente, foi assinado em maio de 2009 e desde então as duas comunidades têm realizado várias ações conjuntas.