O Município de Boticas acolheu, entre os dias 16 e 23 de fevereiro, a Missão País, formada por cerca de 60 estudantes universitários, numa missão do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto.
Os missionários estiveram durante uma semana a prestar serviço à comunidade e a colaborar com escolas, lares, creches e infantários, outros em contacto com as pessoas no “porta a porta”, mas também em eucaristias diárias realizadas nas Paróquias de Boticas.
A Missão País fica três anos em cada localidade. O primeiro ano é o acolhimento, depois a transformação e a seguir o envio.
Neste primeiro ano, os jovens universitários têm como missão deixar uma semente de esperança nas comunidades, partilhar histórias de vida, levar alegria, semear sorrisos, fazer companhia, mas, sobretudo, partilhar a fé com todos aqueles que cruzam o seu caminho.
Na passada sexta-feira, o Auditório Municipal ficou lotado para a apresentação de uma peça de teatro por um grupo da Missão País que levou à cena um espetáculo bem-humorado, que arrancou várias gargalhadas à plateia, preparado durante toda a semana.
Já no sábado, decorreu no Pavilhão Multiusos o Almoço de Despedida, um momento de confraternização em conjunto com a comunidade.
O Vice-presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pires, e a vereadora Isabel Torres associaram-se também a estas iniciativas.
Os voluntários despediram-se com a Missa Final, no domingo, na Igreja Paroquial de Boticas, com a promessa de regressarem para o próximo ano.
A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo desenvolver missões pelo país através de testemunhos e atividades de cariz social.
A edição de 2025 do projeto católico de universitários da Missão País, com o lema “Não se perturbe o vosso coração”, leva até ao próximo mês de março cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, a 73 localidades do país.