Secretário de Estado da Administração Local na abertura da XVI Feira Gastronómica do Porco
BOTICAS, 2014-01-21 16:26:09


A cerimónia de abertura da XVI Feira Gastronómica do Porco contou este ano com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, a quem couberam não só as "honras" de abertura deste certame, mas também presidir à inauguração da Loja interativa de Turismo de Boticas.

A sessão solene decorreu no auditório do Centro de Artes Nadir Afonso, tendo contado com "casa cheia", destacando-se a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e ainda dos presidentes e/ou representantes dos Municípios do Alto Tâmega, do presidente da Câmara Municipal de Lamego e do presidente do Município de Lousada.

Sendo um momento de "grande importância para o Concelho de Boticas", marcado não só pela abertura da 16ª edição da Feira Gastronómica do Porco, mas também pela inauguração da Loja Interativa de Turismo, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, congratulou-se pelos "passos firmes que têm vindo a ser dados em prol do desenvolvimento do turismo no Concelho e pela criação das condições necessárias para que Boticas se possa afirmar como um destino turístico de excelência no norte do País". Mas, aproveitando a ocasião e a presença do Secretário de Estado, o Presidente da Câmara endereçou ainda alguns "recados" ao Governo, lembrando que "os Municípios não são alheios ao atual momento de grandes dificuldades que o país atravessa e estão, como sempre estiveram e estarão no futuro, dispostos a dialogar e a fazer parte das soluções para os problemas, procurando sempre apresentar propostas concretas que visem a defesa dos interesses e direitos das populações". Contudo, lamentou o facto dos Municípios enfrentarem cada vez maiores dificuldades, vendo-se "colocados numa posição de submissão face ao centralismo de Lisboa", ao invés de terem " maior autonomia, mais competências e mais meios, pois já demonstraram que conseguem fazer muito com poucos recursos". Fernando Queiroga criticou ainda as políticas que têm conduzido ao encerramento dos diferentes serviços desconcentrados da administração do território, de Tribunais, Finanças, serviços de saúde, Correios, etc, e que todos os dias retiram qualidade de vida às populações que vivem no interior do país.

Em resposta ao presidente da Câmara, o Secretário de Estado da Administração Local reconheceu que o interior do País tem, efetivamente, sofrido em demasia com os cortes a que o País está obrigado para sair da situação difícil em que se encontra. "São sacrifícios a que todos os portugueses estão obrigados, pois a situação em que Portugal se encontrava era verdadeiramente insustentável. Entendo que muitas vezes os números são analisados de uma forma fria e sem olhar às especificidades de cada região ou concelho, mas é sempre possível fazer determinados ajustes que ajudem a minimizar as perdas a que as populações estão sujeitas", sublinhou, reforçando ainda que "hoje mais do que nunca é necessário um trabalho em cooperação que permita rentabilizar e potenciar os recursos existentes, incentivando a criação de parcerias entre instituições que sejam geradoras de riqueza e signifiquem a criação de postos de trabalho nestas regiões do país". A Este propósito, Leitão Amaro lembrou que o próximo Quadro Comunitário de Apoio está, precisamente "mais vocacionado para apoiar a criação destas parcerias que podem significar verdadeiras mais valias para o Norte de Portugal desde que bem aproveitadas".

Finda a sessão solene, o Secretário de Estado da Administração Local, acompanhado pelo Presidente da Câmara, visitou a XVI Feira gastronómica do Porco, no Pavilhão multiusos, tendo oportunidade de cumprimentar todos os produtores e expositores presentes neste certame.

Tags

Fórum Boticas   Confraria   Conselho Municipal de Segurança   Sessões Informativas   Natal do Idoso   Ambiente   Conselho Local de Ação Social   Boticas Parque   Barragens Alto Tâmega   ANMP   BTT   +Boticas   Presidente   Natal   Livros / Lançamentos / Feiras   Casas do Conhecimento   Educação   Litio   Visitas ao Concelho   CIM do Alto Tâmega  

Últimas

Tomada de posse da nova Direção da Delegação de Boticas da Cruz Vermelha

Tomada de posse da nova Direção da Delegação de Boticas da Cruz Vermelha

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas

Câmara de Boticas colocou armadilhas para captura de vespa asiática

Câmara de Boticas colocou armadilhas para captura de vespa asiática

Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto

Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto

ADRAT promoveu sessão de esclarecimento sobre o projeto Rural ON – Agricultura Conectada

ADRAT promoveu sessão de esclarecimento sobre o projeto Rural ON – Agricultura Conectada

Caminhada “Rota dos Amores e da Barrosã Encantada”

Caminhada “Rota dos Amores e da Barrosã Encantada”

Simulacro de acidente rodoviário com autocarro

Simulacro de acidente rodoviário com autocarro

 Apresentação do Plano Municipal de Ação Climática do Município

Apresentação do Plano Municipal de Ação Climática do Município