O Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves, e o Director do Centro Distrital de Vila Real do Instituto de Segurança Social, Francisco Rocha, “apadrinharam” a tomada de posse dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Boticas eleitos para o próximo triénio (2011/2013), em dia marcado também pela inauguração da Residência Autónoma São Cristóvão. Esta nova valência da Misericórdia, construída junto ao edifício do CADAT (Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega), tem capacidade para albergar alguns dos actuais utentes do CADAT que são perfeitamente autónomos e capazes de, por si mesmos, realizarem algumas tarefas rotineiras do dia-a-dia, vivendo autonomamente, embora contando com algum apoio por parte dos técnicos e pessoal auxiliar da instituição. Esta nova infra-estrutura foi alvo de uma candidatura apresentada à segunda fase do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), contando com um investimento global se aproxima dos 140 mil euros.
Logo depois da inauguração da Residência Autónoma realizou-se a cerimónia da Tomada de Posse dos Órgãos Sociais, tendo sido reconduzida em funções a lista liderada por Fernando Campos.
O dia era de festa, já que a data foi também a escolhida para a realização da tradicional festa de Natal da Misericórdia, onde as crianças da Creche e Jardim de Infância, os utentes do CADAT e os idosos foram os protagonistas, tendo arrebatado as maiores palmas da plateia durante as diferentes actuações em palco. E, como não poderia deixar de ser, nem sequer faltaram as prendas de Natal para os mais pequenos.
Em época natalícia, a Santa Casa da Misericórdia recebeu também uma “prenda”, tendo-lhe sido comunicado, pelo Director do Centro Distrital de Vila Real, o apoio da Segurança Social ao funcionamento da recém inaugurada Residência Autónoma.