Realizou-se no passado sábado, dia 14 de janeiro, no recinto da Feira Gastronómica do Porco, o III Concurso de Melhor Chouriça e Melhor Salpicão, iniciativa que permite distinguir os melhores exemplares de fumeiro de cada edição do certame.
As avaliações foram realizadas por um júri, que analisou vários fatores relacionados com a qualidade dos produtos, nomeadamente o aspeto, cheiro, sabor e cura do fumeiro a concurso.
A entrega dos troféus e respetivos diplomas aos vencedores foi feita pelo Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, juntamente com o Vice-presidente, Guilherme Pires, e alguns elementos do júri, nomeadamente a chef Justa Nobre.
Fernando Queiroga fez questão de enaltecer “o trabalho e a dedicação dos produtores que continuam a fazer desta feira um sucesso, sobretudo após dois anos tão difíceis devido à pandemia de Covid-19”, acrescentando que “este concurso serve não só para comprovar a qualidade dos enchidos vendidos durante o evento, mas, principalmente, para incentivar os produtores a produzirem mais fumeiro, com as caraterísticas únicas deste território”.
Vencedores do Concurso
Melhor Chouriça
1º lugar – Domingos Pires Moura
2º lugar – Domingos Pinto Baía
3º lugar – Sebastião Silvino Fernandes
Melhor Salpicão do Lombo
1º lugar – Domingos Pinto Baía
2º lugar – Maria João Costa
3º lugar – Margarida Alves Costa