Comissão Distrital de Proteção Civil ativou plano de emergência distrital
BOTICAS, 2020-03-24 10:39:45

Comissão Distrital de Proteção Civil ativou plano de emergência distrital

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Vila Real decidiu ontem ativar o plano de emergência distrital devido à pandemia da covid-19, para uma “melhor coordenação” e capacidade de resposta a nível de equipamento e material.

O presidente da comissão distrital e da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, elencou as preocupações que estiveram na origem da ativação do plano, uma decisão aprovada por unanimidade.

“Primeiro é a coordenação com todos os organismos, porque há falta de informação dos vários órgãos”, salientou.

O responsável apontou ainda a “falta de equipamento de proteção individual dos bombeiros e dos operacionais de saúde, bem como a falta de material nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”.

Segundo o autarca, a Comissão será “exigente” para que o material em falta chegue ao território, de forma consertada, e seja entregue a quem mais necessita.

“Não é cada um por si. Sabemos que há corpos de bombeiros e IPSS que estão em completa rotura, com falta de material”, frisou.

Outra questão que, segundo Fernando Queiroga, justifica a ativação do plano é a dos emigrantes que entraram no território nas últimas semanas, considerando que, nesta situação se está a atuar "tardiamente".

“Nós, câmaras municipais, estamos a fazer isso agora com os nossos presidentes de junta e estamos a reencaminhar a informação para o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) para ser reencaminhado para cada posto da GNR ou PSP, para irem confirmar que, quem chega ao território, tem de ficar em isolamento profilático”, referiu.

A ARS do Norte determinou na sexta-feira o isolamento profilático de 14 dias para todos os cidadãos que regressem do estrangeiro, independentemente da nacionalidade e país de origem, para a contenção do risco de contágio da Covid-19.

O presidente elencou ainda uma preocupação colocada pelo autarca de Ribeira de Pena a propósito dos trabalhadores transnacionais das barragens do Alto Tâmega, o qual vai ser reportado ao Ministro da Administração Interna.

“A lei é clara, quem vem de fora do país tem que ficar em isolamento durante 14 dias e não está a ser cumprida, isto é um contra-senso”, frisou Fernando Queiroga.

O pedido de ativação do plano distrital foi ainda ontem remetido ao Ministro da Administração Interna para validação.

Segundo Fernando Queiroga, a Comissão Distrital irá passar a reunir pelo menos uma vez por semana, às quartas-feiras, para fazer “pontos de situação e coordenar com os vários organismos”.

A Comissão integra, entre outros elementos, o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, responsáveis pelas forças e serviços de segurança existentes no distrito, bem como representantes da área da Saúde.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral de Saúde.

Senhor do Monte   Fórum Boticas   Conselho Local de Ação Social   Corrida de Abril   Sessões Informativas   Casas do Conhecimento   Conselho Municipal de Segurança   Carnaval   Vespa Velutina   Dia Nacional dos Moinhos   Obras   Centro de Artes   Igualdade   Dia do Idoso   Natalidade   Sapadores Florestais   Documentário   S. Sebastião   FestInVale   Natal

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

"Carvalhelhos Limpa" 2024