Com a mais que provável obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos a partir do próximo mês de maio, altura em que terminará o 3º Estado de Emergência, mas que deverão ser adotados outros mecanismos legais no combate ao surto da COVID-19, a população botiquense tem-se mobilizado no sentido de fazer as chamadas máscaras sociais, em tecido e de carácter reutilizável, distribuindo-as gratuitamente à população.
O movimento “Apoiar Boticas”, um grupo criado através da rede social facebook, que contou com a cedência de materiais de forma gratuita, bem como o trabalho de costureiras que puseram mãos à obra, já produziu e distribuiu 250 máscaras sociais pela população.
Por seu turno, a Junta de Freguesia de Dornelas distribuíu pela sua população perto de 300 máscaras sociais reutilizáveis, que integraram um “kit” composto aínda por filtros de substituição e máscaras cirúrgicas, acompanhado de uma explicação sucinta do método de lavagem e desinfecção das mesmas. A Junta de Freguesia agradece o esforço e empenho de Luísa Sanches e Orlando Alves pela manufacturarão das máscaras reutilizáveis e de Magda Barroso, Céu Pereira e Cristiana Gonçalves pelo embalamento do material.