Apresentação Oficial da XVIII Feira Gastronómica do Porco
BOTICAS, 2016-01-05 16:27:32

Vídeo

Está à porta mais uma edição da Feira Gastronómica do Porco de Boticas. De 8 a 10 de janeiro a vila botiquense será local de visita obrigatória para milhares de pessoas vindas um pouco de todo o país e inclusive da vizinha Espanha.

A 18.ª edição da Feira Gastronómica do Porco foi oficialmente apresentada esta segunda-feira, dia 4 de janeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, acompanhado pelo vice-presidente, Guilherme Pires.

O autarca destacou o importante impacto económico que a realização deste certame tem na economia local e no rendimento anual dos produtores. Fernando Queiroga referiu ainda que um dos grandes objetivos da feira passa pela valorização da agricultura e preservação dos sabores e saberes barrosões.

“A Feira do Porco é um dos eventos gastronómicos mais importantes da região, onde a valorização e preservação dos produtos locais tem, obrigatoriamente, que estar em destaque. A nossa missão é garantir que os produtos aqui comercializados são de qualidade pois é isso que os diferencia dos restantes produtos e os torna tão únicos”, disse o presidente.

Fernando Queiroga destacou ainda que “incentivar os jovens à prática desta atividade é fundamental para a fixação de população e consequentemente para o desenvolvimento do concelho. É vital que os mais novos sintam interesse em criar o seu próprio posto de trabalho e é nesse sentido que estamos a trabalhar. A Câmara Municipal juntamente com a Cooperativa Agrícola de Boticas está a desenvolver medidas de aconselhamento e encaminhamento de novos projetos relacionados com este setor”.

Estão destinadas para venda, ao longo dos três dias da feira, cerca de 40 toneladas de fumeiro o que permite gerar um volume de negócios a rondar os 450 mil euros.

O certame conta com a presença de 80 expositores, mais dez que no ano anterior, relativos à venda de enchidos, produtos alimentares e artesanato.

Tal como nas edições anteriores os preços praticados na feira estão devidamente tabelados. O mesmo acontece com as ementas apresentadas pelos quatro restaurantes participantes no certame. São apresentados dois menus compostos por pratos tipicamente barrosões, confecionados com carne de porco e seus derivados.

Uma das novidades da 18.ª edição da feira é a realização de vários Workshops relacionados com o corte do Presunto e que conta com a participação e orientação do Chef Vítor Oliveira.

A animação do certame é composta pelas conhecidas Chegas de Bois, motivo de atração de muitos visitantes, e pela atuação de diferentes grupos musicais e ranchos folclóricos.

5ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico com cerca de 600 atletas

Boticas acolheu o Extreme XL Lagares 2024

Concentração de Minibasquetebol em Boticas

Reunião da CIMAT sobre Oferta Formativa para 2024/2025