A secção de Programas Especiais da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Chaves realizou, esta quarta-feira, dia 27 de setembro, no Pavilhão Multiusos de Boticas, uma ação de sensibilização, no âmbito do programa “Idosos em Segurança”.
A iniciativa, que contou com a colaboração do projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4ª Geração (CLDS 4G) “Boticas ComVida” e apoio do Município de Boticas, serviu para informar a população das freguesias de Covas do Barroso, Vilar e Viveiro, Beça, Granja e Boticas, Sapiãos, Ardãos e Bobadela e Pinho, sobre os métodos utilizados pelos burlões para vigarizarem as pessoas.
As informações dadas durante a ação de sensibilização foram fundamentais para que os idosos se possam acautelar de situações enganadoras, como é o caso, por exemplo, da troca de notas que supostamente perderam a validade ou vão sair de circulação
Foram dados alguns conselhos, dicas e técnicas considerados essenciais para a prevenção de burlas e fraudes que, muitas vezes, acabam por acontecer por distração e descuido das próprias vítimas.
A ação foi ainda complementada com a entrega de folhetos informativos com o contacto telefónico da GNR para o caso de as vítimas necessitarem do auxílio e da intervenção das autoridades, indo assim ao encontro dos objetivos definidos pelo programa CLDS 4G “Boticas ComVida”, contribuindo assim para uma maior autonomia e envelhecimento ativo em segurança.
A iniciativa culminou com um agradável momento musical permitindo o convívio entre as pessoas das diferentes localidades.
Além disso, os participantes receberam das mãos do Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, e dos Vereadores Guilherme Pires e Isabel Torres, um pequeno brinde alusivo ao projeto CLDS 4G “Boticas ComVida”.