O Município de Boticas voltou a associar-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos, uma iniciativa que possibilitou a visita gratuita a todos os moinhos do concelho durante quatro dias. Este ano as comemorações realizaram-se nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril, sendo que o dia 4, sexta-feira, foi especialmente dedicado às crianças e aos utentes do Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega (CADAT) da Santa Casa da Misericórdia, tendo sido organizado um conjunto de atividades lúdico pedagógicas no Centro de Artes Nadir Afonso. Apesar do mau tempo que se fez sentir durante todo o dia, e que impossibilitou qualquer visita aos moinhos do Cubo e do Ribeiro do Fontão, como tem sido habitual nos anos anteriores, as crianças tiveram igualmente oportunidade de ficarem a conhecer um pouco melhor o funcionamento do moinho e a forma tradicional de confecionar pão.
Durante a manhã as comemorações foram dirigidas às crianças do Jardim de Infância de Beça e da Santa Casa da Misericórdia e também ao Jardim de Infância de Boticas, em que as crianças começaram por ver um pequeno filme educativo sobre o ciclo do pão, introduzido pela Vereadora Maria do Céu Fernandes e, mais tarde, acabaram por ser elas mesmas a “meterem a mão na massa” e, para sua satisfação, fazerem a sua própria broa de centeio. Já a tarde foi reservada às crianças do 1º ciclo e aos utentes do CADAT, que tiveram também oportunidade de fazerem o seu próprio pão, o que muito os divertiu.
O Dia Nacional dos Moinhos é um projeto da Rede Portuguesa de Moinhos, da qual o Município faz parte, que pretende sensibilizar a comunidade para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços, seja de autarquias locais, organizações associativas, moleiros ou da população em geral, para a manutenção e valorização destas infraestruturas que já foram tão importantes na economia local e na própria subsistência de muitas famílias da nossa região.