A Câmara Municipal de Boticas foi distinguida, pelo décimo primeiro ano consecutivo, como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, Boticas volta a receber a “Bandeira Verde com Palma”, galardão atribuído aos municípios que desenvolvem políticas sociais e de apoio às famílias em áreas como educação, habitação, saúde, maternidade e paternidade, transportes, entre outras, mais de três vezes consecutivas.
Para o Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, “é um orgulho enorme para o município ser distinguido, há 11 anos consecutivos, com o galardão de Autarquia + Familiarmente Responsável, sendo que esta distinção é a prova da dedicação e empenhamento que temos em prol do desenvolvimento da nossa terra e do bem-estar geral da nossa população”, referiu o autarca.
Fernando Queiroga acrescentou que “as necessidades das famílias do Concelho continuam a ser uma prioridade para este executivo e onze anos de distinções consecutivas são a prova de que as políticas implementadas são reconhecidas e valorizadas”.
A cerimónia de atribuição das bandeiras verdes aos 110 municípios distinguidos em 2024 terá lugar no dia 17 de outubro, no Auditório da reitoria da Universidade de Coimbra.
De relembrar que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que visa acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das Câmaras Municipais em matéria de responsabilidade familiar e que tem como objetivo principal contribuir para que todas as autarquias portuguesas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade.