O Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça, um dos grandes embaixadores da etnografia e do folclore do Concelho, promoveu no passado sábado, dia 10 de agosto, um convívio que pretendeu homenagear todos aqueles que contribuíram e colaboraram com esta coletividade ao longo dos seus 38 anos de existência, nomeadamente Ilda do Céu Ferreira de Matos (carinhosamente conhecida como Tia Ilda), a grande impulsionadora da criação do Rancho de Beça.
A festa teve início com a realização de uma missa, na Igreja de Nª Sr.ª da Apresentação, presidida pelo Padre Domingos Teixeira dos Santos, coadjuvado pelo Padre Pedro Rei, natural de Beça e antigo membro do rancho, e pelo Padre António Joaquim, antigo pároco da aldeia.
Marcaram presença na iniciativa atuais e antigos membros do rancho, bem como diversas entidades convidadas, entre as quais, o Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, o Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Campos, e o Presidente da Junta de Freguesia de Beça, Daniel Dias, bem como o ex-vereador do Município, António Penedos, ta,mbém ele um dos grandes impulsionadores do rancho de Beça.
Fernando Queiroga enalteceu “a bonita homenagem feita à Dª Ilda de Matos, uma das responsáveis pela criação do rancho e uma pessoa muito querida por todos”.
O autarca destacou ainda “a dedicação e empenhamento desta coletividade em manter vivas as tradições, usos e costumes do nosso Concelho e divulgá-las pelo mundo fora”.
Após a celebração eucarística decorreu na sede da Associação do Centro Cultural e Recreativo de Beça um lanche-convívio.
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento