As instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), receberam no passado dia 6 de março, a primeira reunião de trabalho entre a Stage One – Incubadora da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso e os interlocutores dos municípios da região, destacados para o efeito.
A Stage One está em funcionamento desde junho de 2023, com o objetivo de operacionalizar o funcionamento em rede com os seis Municípios da CIMAT – Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. Assim sendo, foi-lhes solicitada a indicação de um interlocutor para este efeito. Nesse sentido e, após indicação do respetivo representante, procedeu-se ao agendamento da primeira reunião técnica, com o intuito de apresentar a Stage One a estes interlocutores, fazer-lhes um ponto de situação quanto às certificações, incubados, candidaturas em análise, entre outros assuntos, bem como preparar os próximos passos da incubadora.
No futuro próximo, entre os vários passos necessários à operacionalização do funcionamento em rede da incubadora com os seis Municípios, e definição de uma estratégia conjunta para o empreendedorismo no território, o destaque vai para a 5ª edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso” que será lançada em breve. À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende promover ativamente a conceção e implementação de iniciativas empreendedoras no Alto Tâmega e Barroso, que contribuam para o desenvolvimento deste território.
Deste modo, a CIMAT alerta os possíveis interessados em receber apoio no desenvolvimento das suas ideias de negócio ou negócios em fase de arranque, em particular nos setores considerados estratégicos para a Região, como é o caso do Turismo de Natureza (água, saúde e bem-estar), Ecossistema Bio, e o Agroalimentar/Floresta, a estarem atentos à informação disponibilizada pela CIMAT, pela Stage One e respetivos Municípios, onde em breve será divulgada toda a informação sobre este Concurso.