A Requalificação das margens da Ribeira do Fontão já começou
BOTICAS, 2011-04-15 12:03:27

Já estão em curso as obras de Requalificação das margens da Ribeira do Fontão, sendo quatro as áreas que serão alvo de intervenção. Este projecto visa dar continuidade ao processo de revitalização já iniciado, alargando a área de intervenção até aos limites do perímetro urbano, o que abrange uma área de aproximadamente 13.500m2.

Desta forma, entre o aglomerado de Sangunhedo e a Rua Dr. José António, no local onde outrora existia o edifício da Junta de Freguesia de Boticas, entretanto demolido, será construído um novo edifício. Por outro lado, serão consolidados o muro de contenção de terras na margem poente da ribeira e o pontão de acesso ao conjunto de casas existente a nascente e a pavimentação similar à do arruamento poente. A pavimentação de percursos com calçada portuguesa, o tratamento paisagístico das margens integradas no domínio público e a construção de dois muros açude são ainda mais três das obras a realizar entre os dois espaços referidos.

Ao mesmo tempo, entre a Rua Dr. José António Dias de Oliveira e a Rua Dr. Pedro Meneses será realizada a limpeza e o tratamento paisagístico das margens da ribeira e serão tratadas as árvores aí existentes.

Por sua vez, entre a Rua D. Pedro Meneses e o posto de turismo serão realizadas obras de articulação dos percursos marginais ao mercado municipal, a sul da Ribeira, com os percursos urbanos do quarteirão a Norte. Ao mesmo tempo, será feita a protecção do percurso pedonal com "guarda corpos", a construção de uma ponte pedonal a ligar o mercado municipal com o percurso pedonal da margem nascente e a recuperação do espigueiro existente na proximidade do mercado para eventual apoio informativo municipal. Entre as duas ruas será feito, ainda, o tratamento paisagístico das margens da ribeira e de todas as ligações hidráulicas que existem na margem poente da ribeira, escondendo-as com vegetação.

Por último, entre o Parque do Noro e a Rotunda do Noro será reconstruída a ruína existente junto ao Parque para funcionar como edifício de apoio. Será ainda criado um percurso pedonal que atravessará em duas direcções o novo jardim e construído um muro açude para garantir a continuidade do plano de água.

A implementação do projecto “Requalificação da Ribeira do Fontão” enquadra-se no Programa de Acção “BOTICAS VIVA – REGENERAÇÃO DO NÚCLEO ANTIGO” e resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Eixo Prioritário IV, com um investimento total de 618.400 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor de 432.880 € com uma taxa de comparticipação de 70 %.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso