Rui Damásio, de 28 anos e natural de Alturas do Barroso, Concelho de Boticas, foi o grande vencedor do Prémio Literário Germano Silva 2019.
A 2ª edição do concurso, promovido pelo Rotary Club de Penafiel e que visa premiar obras de jovens escritores, contou com apresentação de 30 histórias, tendo “A Senhora Professora” sido selecionada como vencedora.
Com esta distinção, o jovem escritor Rui Damásio vai ver a sua obra editada em 300 exemplares.
O romance “A Senhora Professora” tem início no ano de 1937 e retrata a história de três personagens principais: a professora Isaura Lopes, nascida no seio de uma família rica na fictícia aldeia transmontana de Montes Verdes e regente numa escola primária do Estado Novo, um jovem acordeonista ladrão, que se vê obrigado a instalar-se com a família numa aldeia desconhecida para fugir do seu passado, e a sétima filha de um casal de agricultores, cedida pelos pais para ser criada por familiares, e que cresceu no meio da abundância, sob a opressão de uma madrinha controladora e lunática.
Os infortúnios e motivações de uma professora deslocada do seu tempo são a força motriz da narrativa, baseada nas tradições de um Portugal rural e antigo, onde as personagens que se cruzam com os protagonistas, são o espelho de um país que já não existe, mas cujos ecos ressoam até hoje.
O Município de Boticas felicita Rui Damásio pela conquista do Prémio Literário Germano Silva e deseja-lhe o maior sucesso.