A Biblioteca Municipal de Boticas foi palco, na passada sexta-feira, dia 1 de março, data em que se assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil, de um simulacro de incêndio urbano, levado a cabo pelos Bombeiros Voluntários de Boticas.
O simulacro, que teve início no interior do edifício, mobilizou 16 meios humanos e cinco viaturas, nomeadamente uma ambulância, três veículos de combate a incêndio e um veículo de comando.
Dado o alerta, os funcionários e utilizadores da biblioteca deslocaram-se de forma ordeira e em segurança para o exterior das instalações, o que permitiu a rápida intervenção dos operacionais no socorro a uma vítima, localizada no piso superior do edifício.
Após o encaminhamento da vítima para a unidade de saúde local, o fogo foi prontamente extinto.
A ação teve como objetivo testar, por um lado, a reação dos funcionários e utilizadores da biblioteca em caso de calamidade e o cumprimento das regras estipuladas no plano de emergência do edifício e, por outro, a capacidade de resposta e prontidão dos bombeiros a uma ocorrência de incêndio urbano.
A ação serviu ainda para sensibilizar as pessoas que circulavam junto ao edifício para a necessidade de manterem a distância de segurança em situações idênticas a esta, de forma a que os operacionais e entidades envolvidas no socorro possam atuar de forma rápida e segura.