A Câmara Municipal de Boticas modernizou, no âmbito dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), uma sala do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro com computadores híbridos, quadros didáticos, cadeiras articuladas que permitem dispor a sala de aula de formas distintas e mediante as necessidades de aprendizagem dos alunos, Kits de robótica, equipamento de áudio e vídeo, uma impressora 3D e uma mesa interativa.
A designada “Sala do Futuro” é formada por diferentes áreas de aprendizagem, sendo que cada um dos espaços permite o desenvolvimento de autonomia, tanto para os alunos como para o próprio professor, a aprendizagem multidisciplinar, o reforço da autoconfiança e a utilização de múltiplas tecnologias.
Numa primeira fase, os professores vão ser sensibilizados para a correta operacionalização da sala, através de formação certificada para que, posteriormente, possam utilizar o espaço em prol do sucesso dos alunos.
A nova valência instalada na escola vai contribuir, por um lado, para a redução do abandono escolar precoce e, por outro, reforçar a igualdade no acesso ao ensino.
Com a realização deste investimento por parte da autarquia, o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro passa a ser o primeiro estabelecimento de ensino do Alto Tâmega equipado com uma “Sala do Futuro”.
O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, mostrou-se agradado com o investimento realizado, referindo que “a educação e o sucesso escolar dos alunos será sempre uma prioridade para o executivo municipal, que procura criar todas as condições para que as crianças do concelho possam ter os melhores resultados escolares possíveis”.