Pelo segundo ano consecutivo, o programa "Somos Portugal", da TVI, marcou presença na Feira Gastronómica do Porco, transmitindo em direto desde Boticas durante toda a tarde de domingo (numa emissão de seis horas seguidas) para Portugal e para o mundo, através da TVI Internacional.
Para além de contribuir para que milhares de pessoas se deslocassem a Boticas para visitarem a XVI Feira Gastronómica do Porco e para participarem em direto no programa, o Somos Portugal garantiu ainda excelentes resultados ao nível das audiências, tendo sido no seu conjunto, segundo informações prestadas pelos responsáveis da Produtora do Programa, a Coral Europa, o melhor de sempre, alcançando um rating de 11,4 e um share de 29,3%, o que equivale a um número médio (ao longo das seis horas de emissão) de 1 milhão e 101 mil espetadores, tendo registado na última parte do programa mais de 1 milhão e 600 mil espetadores. E isto sem contabilizar a audiência obtida pela TVI Internacional. Em termos comparativos, o programa "Portugal em Festa", transmitido no mesmo horário na SIC, alcançou apenas cerca de 1/3 em termos de audiências.
A XVI Feira Gastronómica do Porco e o Concelho de Boticas garantiram, assim, uma excelente divulgação e promoção, "entrando pela porta a dentro de milhares de portugueses" e dando a conhecer o que de melhor se faz na nossa terra e o muito de bom que o Concelho tem para oferecer.
Recebido no palco do Somos Portugal, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, salientou a importância deste formato de programas como divulgação das tradições e potencialidades das regiões mais interiores do país, referindo ainda os esforços que têm sido feitos pela autarquia no incentivo à preservação das tradições e dos saberes dos antepassados, celebrados nesta Feira Gastronómica. Fernando Queiroga aproveitou também para endereçat uma saudação especial a todos os botiquenses emigrados nos quatro cantos do mundo.