Grupo de Teatro Fórum Boticas volta a fazer sucesso em Lisboa
BOTICAS, 2015-02-04 10:25:24


Foi no passado sábado, dia 24 de janeiro, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa, que o Grupo de Teatro Fórum Boticas, voltou a deliciar todos quantos ali se deslocaram. A plateia estava a abarrotar, não só de conterrâneos residentes na região de Lisboa, que ali ocorreram para passar um serão divertido, mas também de muitos curiosos, que não deram o seu tempo por mal empregue. Tratava-se da primeira atuação fora de Boticas, depois da estreia no passado dia 7 de novembro de 2014. O autor da peça, José Carlos Barros, deslocou-se do Algarve, conjuntamente com familiares e amigos, propositadamente, para assistir à apresentação da peça, como já tinha feito novembro, em Boticas. De fato, “CARAI, VALHA-ME DEUS”, trata-se de um texto divertidíssimo que situa a sua ação, precisamente, em Boticas, terra onde o seu autor nasceu há 51 anos. Esta comédia gira à volta do dinheirinho que vem da Europa, do uso que dele é feito e dos logros que arrasta em termos económicos e sociais. É um espetáculo repleto de imbróglios, à mistura com muitas ilusões, que é alinhado por um apresentador azarento e comentado por alguém que nem é para ali chamado, a Mulher-Que-Faz-Renda. A linguagem é tirada ao natural, isto é, usa o vernáculo Português falado nas terras do Barroso.

Com esta peça, o Grupo de Teatro Fórum Boticas, que pertence à Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural, atinge as dez peças já representadas.

Em agenda estão já mais representações na região e no país, provando que o Grupo de Teatro Fórum Boticas veio para representar e durar.


Ficha Técnica:

Atores: Damásio Silva, Filipa Sacras, Graça Inácio, Lúcia Moreno, Maria de Deus Barroso, Marina Pereira, Miguel Moreno, Paula Mota, Paulo Pires, Ricardo Pereira, Sandra Pereira e Zélia Domingues

Cenários e figurinos: André Graça Gomes

Soluções técnicas: Paulo Pires

Sonoplastia: Miguel Moreno e Pedro Inácio

Encenação: Hermínio Chaves Fernandes


TEATRO FÓRUM BOTICAS

O Teatro Fórum  Boticas nasceu em 2008, no seio da Fórum Boticas – Associação Recreativa e Cultural com o espetáculo “Avarias”, construído a partir de textos de Abel Neves, Alexandre O’Neill,  José  Carlos Dias e Miguel Torga. Desde aí apresentou “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shahespeare (2009), “O Inspetor Geral”, de Nikolai Gogol (2010), “Dona Rosinha, a Solteira”, de Federico Garcia Lorca (2011), “VIP-TB”, de José Carlos Dias, Anton Tchekov, José Régio e António Gedeão (2012), “Além as Estrelas” são a “Nossa Casa”, de Abel Neves (2013) e “Só Visto”, de José Moreno Arenas (2013). Tem em cena, “Carai Valha-me Deus”, de José Carlos Barros, escritor nascido em Boticas. Pelo meio apresentou ainda duas peças infantis no âmbito da Semana da Leitura de Boticas: “A História de um Dentinho que não se lavava”, adaptação de um texto livre e uma peça composta por dois contos: Os Doze Irmãos (conto tradicional da Republica Checa) e o Caçador de Borboletas, de José Eduardo Agualusa.

A principal preocupação deste coletivo amador tem sido a de apresentar textos de qualidade, tenham eles autores clássicos ou contemporâneos, desde que os mesmos se lhes afigurem interessantes de conteúdo e simultaneamente capazes de divertir públicos pouco habituados a ver teatro.

Além de Boticas, o TFB já atuou em Lisboa, Porto, Chaves, Espinho, Braga, Montalegre, Pinhão, nalguns destes locais, mais do que uma vez.

Tags

Festa de Boticas   Corrida de Abril   Centro de Artes   Cão de Gado Transmontano   Vespa Velutina   Visitas ao Concelho   Festas/Romarias   +Boticas   Educação   Kung Fu Boticas   FestInVale   Igualdade   Feira Gastronómica Porco   Boticas Parque (BNB)   Conselho Municipal de Educação   Exposições   Rampa de Boticas   Conselho Municipal de Segurança   Boticas Parque   Comissão Municipal de Defesa da Floresta  

Últimas

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024