O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, juntamente com alguns representantes do Município, vai estar presente esta sexta-feira, dia 6 de Janeiro, no Teatro Nacional de São João no Porto, para a antestreia do filme “Nadir Afonso: O tempo não existe”, de Jorge Campos, cuja exibição deverá também ter lugar aquando da inauguração do Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas.
Esta produção da Fundação Nadir Afonso e da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e que conta com o apoio da autarquia de Boticas, retrata o quotidiano de umas das principais figuras da pintura portuguesa contemporânea, divulgando o percurso de Nadir Afonso enquanto homem e artista.
O filme tem início em Sapelos, terra natal da mãe do pintor, e segue até Cascais, onde este reside atualmente, revelando-se ao longo de toda a realização a sua relação com a pintura e, naturalmente, o seu eterno amor pelas terras transmontanas. Para o realizador Jorge Campos que volta agora a filmar o pintor após outras produções, Nadir Afonso “que sempre aliou a pintura à reflexão sobre o sentido da Arte, continua aos 91 anos a olhar de modo obsessivo o trabalho produzido à procura da forma justa, exemplar, sem margem de erro”.
“Nadir Afonso: O tempo não existe” é mais um merecido tributo a este pintor que tem levado não só o nome de Boticas, como de Portugal mais longe e que terá para sempre um lugar de destaque no concelho botiquense no futuro Centro de Artes.