As crianças do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro participaram, esta quarta-feira, dia 18 de abril, nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora anualmente neste dia.
Foi sob o lema “Património de Geração em Geração”, que o Município de Boticas levou a cabo um conjunto de atividades dirigidas aos alunos do agrupamento escolar.
Durante o período da manhã, as crianças assistiriam à visualização de dois pequenos vídeos sobre o funcionamento das minas e visitaram as Minas do Brejo, local onde puderam estar em contacto com a natureza e perceber melhor as mudanças que ocorreram no PAVT, desde a época romana até aos dias de hoje.
À tarde realizou-se uma visita guiada ao Castro de Sapelos, onde as crianças participaram numa aula de arqueologia orientada pelo arqueológo da Universidade do Minho, Bruno Delfim.
A vereadora da Câmara Municipal, Maria do Céu Fernandes, fez questão de marcar presença e acompanhar os alunos nas iniciativas.
A comemoração deste dia teve como objetivo promover e valorizar o património histórico existente um pouco por todo o concelho barrosão e, simultaneamente, consciencializar as crianças sobre a importância da preservação e proteção dos monumentos e sítios.