O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu esta segunda-feira, dia 9 de maio, a apresentação do Plano Estratégico de Turismo do Alto Tâmega, no âmbito do projeto “Turismo 4.0”.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, de representantes da PENHAS – Consultoria e Eventos e do Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), Ramiro Gonçalves, que explicou as linhas gerais e os objetivos do projeto.
Fernando Queiroga destacou “a importância de se continuarem a delinear e também implementar estratégias que contribuam para o crescimento do setor do turismo da região, contando para tal com o contributo dos empresários e operadores turísticos dos seis municípios do Alto Tâmega”.
Por sua vez, Ramiro Gonçalves referiu que “mais do que atrair milhares de pessoas a este território, aquilo que realmente precisamos é de lhes proporcionar experiências únicas que os incentivem a voltar mais vezes”.
“Nesse sentido, é fundamental mobilizar o setor privado em torno do desenvolvimento turístico sustentado da região, através da capacitação dos principais envolvidos nesta matéria”, finalizou o responsável.
O Plano Estratégico de Turismo para o Alto Tâmega tem vindo a ser aperfeiçoado desde 2019, com o propósito de reforçar a capacidade empresarial dos operadores turísticos da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, dando coerência e consistência à estratégia turística definida para o Alto Tâmega e que tem norteado o trabalho dos seis municípios nos últimos anos.