5ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico com cerca de 600 atletas
BOTICAS, 2024-04-30 15:54:50

Vídeo

O Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade recebeu no domingo, dia 28 de abril, a 5ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico, iniciativa organizada pela Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), com o apoio do Município de Boticas.

A 5ª edição deste evento desportivo, constituído por trail longo (30 Km), trail curto (19 km), mini-trail (13 Km) e caminhada (13 km), contou com a participação de cerca de 600 atletas e caminheiros, vindos de vários pontos da região norte de Portugal e da vizinha Espanha.

Nem o tempo frio e instável que se fez sentir ao longo da prova fez demover os participantes, que ao longo do percurso puderam apreciar não só as paisagens fantásticas e trilhos existentes no Concelho de Boticas, classificado como Património Agrícola Mundial, mas também a excelente gastronomia local.

O primeiro atleta a terminar o mini-trail foi Miguel Gomes (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros), que concluiu a prova em pouco mais de 1 hora e 5 minutos (01h05m35s), seguido de Norberto Loureiro (Linces do Marão), com 1 hora e 9 minutos (01h09m56s), sendo que o terceiro lugar foi conquistado por Jorge Teixeira (TTeixeira), com 1 hora e 11 minutos (01h11m01s).

No feminino, a primeira atleta a cortar a linha da meta foi Ana Teixeira (TTeixeira), com um registo de 1 hora e 14 minutos (01h14m34s), o 2º lugar foi conquistado por Sara Teixeira (TTeixeira), com 1 hora e 16 minutos (01h16m23s), e o 3º e último lugar do pódio foi para Maria Obes Prada (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros), com 1 hora e 20 minutos (01h20m29s).

Por sua vez, no trail curto, Paulo Costa (A.D Amarante Trail Running) foi o mais rápido a completar o trajeto, que concluiu em 1h33min. Entre as atletas femininas, Mercedes Diz (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros) foi a primeira a cortar a meta com um tempo de 1h56min.

Quanto ao percurso mais duro e exigente da prova, o trail longo, o grande vencedor foi Gabriel Zarrete Vilela, (EDV- Viana Trail), ao conseguir concluir os 30 km de percurso em 2h17m. No setor feminino, a primeira atleta a cortar a meta foi Rafaela Bento, (ARCD Venda da Luísa), com um tempo de 3h22m.

Foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados à geral, mas também foram distinguidos os primeiros classificados de cada categoria em competição, assim como as equipas mais representadas. Além da vertente competitiva realizou-se também uma caminhada com 13 kms.

A cerimónia de entrega de troféus contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, do Vice-Presidente, Guilherme Pires, e da Vereadora Isabel Torres.

A 5ª edição foi um sucesso, tanto pelo número de participantes como pela promoção das potencialidades e características únicas do concelho de Boticas para a prática de desportos de natureza.

O Boticas Trail – Caminhos do Galaico teve como objetivo divulgar o Concelho de Boticas, promover o património cultural, paisagístico e gastronómico e, simultaneamente, impulsionar a economia local.

CCDR-N promoveu a criação de um Mural Regional alusivo ao 25 de abril em Boticas

Passeio BTT pela Rota do Terva

Concentração de Minibasquetebol Mini 12 em Boticas

A Savana e a Montanha filme exibido no Festival de Cannes 2024