4ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico
BOTICAS, 2022-10-03 16:08:02

Após dois anos de interregno, motivado pela pandemia de Covid-19, o Boticas Trail – Caminhos do Galaico regressou este domingo, dia 2 de outubro, ao Boticas Parque Natureza e Biodiversidade, cumprindo a sua 4ª edição, numa iniciativa dla Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), que conta com o apoio do Município de Boticas.

Mais de quinhentas pessoas participaram na edição deste ano, distribuídas pelas três provas de caráter competitivo (trail longo, trail curto e mini trail) e ainda pela caminhada, de características mais lúdicas e recreativas.

O dia solarengo ajudou “à festa” e permitiu aos participantes desfrutarem das belas paisagens e trilhos existentes no Concelho de Boticas, classificado como Património Agrícola Mundial, e também da gastronomia local.

No Trail Longo, um percurso com 29 kms, o grande vencedor foi António Pereira (CTM Vila Pouca de Aguiar), que concluiu a prova em pouco mais de 2 horas e 25 minutos (2h25m38s), seguido de Paulo Costa (AD Amarante Trail Running), sendo que o terceiro lugar foi conquistado por Vítor Cruz (Futebol Clube de Penafiel).

No feminino, a primeira atleta a cortar a minha da meta foi Fátima Amoínha (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros, (3h09m26s), o 2º lugar foi conquistado por Rafaela Bento (CTM Vila Pouca de Aguiar) e o 3º e último lugar do pódio foi para Donata Vincenza (Individual).

No Trail Curto, o primeiro atleta a completar os 19 kms foi Ilídio Moreiras (Clube Atlético Macedo de Cavaleiros), com um tempo de 1h33m10s. O 2º classificado foi Gabriel Vilela (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros) e o 3º foi José Meneses (Nocturnos de Paredes). Entre as atletas femininas que participaram no Trail Curto, os três primeiros lugares foram conquistados por Joana Alves (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros), seguida de Joana Reis (Associação Mondim de Basto Atletismo) e de Idalina Pereira (Walking Inside Out).

Quanto ao mini trail, o vencedor foi Norberto Loureiro (Linces do Marão), que percorreu os 13 kms em 1h06m04s. O 2º lugar foi conquistado por Nuno Monteiro (Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves) e o 3º lugar por Duarte Teixeira (TTeixeira). No feminino, a vitória pertenceu a Ana Teixeira (TTeixeira), seguida de Luísa Moreira (Ginásio Clube de Bragança) e Daniela Coutinho (Here4Beer).

Além das provas competitivas realizou-se também uma caminhada com cerca de 13 kms e houve ainda um espaço dedicado inteiramente aos mais pequenos, onde não faltou muita animação e diversão.

No final realizou-se a habitual cerimónia de atribuição dos troféus aos três primeiros classificados à geral, em cada categoria e às equipas mais representativas. Os prémios foram entregues pela Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Boticas, Isabel Torres.

A 4ª edição do Boticas Trail - Caminhos do Galaico voltou a saldar-se com um assinalável sucesso, tanto pelo grande número de participantes como pela promoção das potencialidades e características únicas do concelho de Boticas para a prática de desportos de natureza.

Visita de Estudo à Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Eleições Legislativas 2024 – AD venceu no Concelho de Boticas e no Distrito

Mensagem Dia da Mulher

Equipas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso reuniram na CIMAT