4ª edição do Boticas Trail – Caminhos do Galaico
BOTICAS, 2022-10-03 16:08:02

Após dois anos de interregno, motivado pela pandemia de Covid-19, o Boticas Trail – Caminhos do Galaico regressou este domingo, dia 2 de outubro, ao Boticas Parque Natureza e Biodiversidade, cumprindo a sua 4ª edição, numa iniciativa dla Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC), que conta com o apoio do Município de Boticas.

Mais de quinhentas pessoas participaram na edição deste ano, distribuídas pelas três provas de caráter competitivo (trail longo, trail curto e mini trail) e ainda pela caminhada, de características mais lúdicas e recreativas.

O dia solarengo ajudou “à festa” e permitiu aos participantes desfrutarem das belas paisagens e trilhos existentes no Concelho de Boticas, classificado como Património Agrícola Mundial, e também da gastronomia local.

No Trail Longo, um percurso com 29 kms, o grande vencedor foi António Pereira (CTM Vila Pouca de Aguiar), que concluiu a prova em pouco mais de 2 horas e 25 minutos (2h25m38s), seguido de Paulo Costa (AD Amarante Trail Running), sendo que o terceiro lugar foi conquistado por Vítor Cruz (Futebol Clube de Penafiel).

No feminino, a primeira atleta a cortar a minha da meta foi Fátima Amoínha (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros, (3h09m26s), o 2º lugar foi conquistado por Rafaela Bento (CTM Vila Pouca de Aguiar) e o 3º e último lugar do pódio foi para Donata Vincenza (Individual).

No Trail Curto, o primeiro atleta a completar os 19 kms foi Ilídio Moreiras (Clube Atlético Macedo de Cavaleiros), com um tempo de 1h33m10s. O 2º classificado foi Gabriel Vilela (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros) e o 3º foi José Meneses (Nocturnos de Paredes). Entre as atletas femininas que participaram no Trail Curto, os três primeiros lugares foram conquistados por Joana Alves (Lobos do Brunheiro de Chaves/Anteros), seguida de Joana Reis (Associação Mondim de Basto Atletismo) e de Idalina Pereira (Walking Inside Out).

Quanto ao mini trail, o vencedor foi Norberto Loureiro (Linces do Marão), que percorreu os 13 kms em 1h06m04s. O 2º lugar foi conquistado por Nuno Monteiro (Bombeiros Voluntários de Salvação Pública de Chaves) e o 3º lugar por Duarte Teixeira (TTeixeira). No feminino, a vitória pertenceu a Ana Teixeira (TTeixeira), seguida de Luísa Moreira (Ginásio Clube de Bragança) e Daniela Coutinho (Here4Beer).

Além das provas competitivas realizou-se também uma caminhada com cerca de 13 kms e houve ainda um espaço dedicado inteiramente aos mais pequenos, onde não faltou muita animação e diversão.

No final realizou-se a habitual cerimónia de atribuição dos troféus aos três primeiros classificados à geral, em cada categoria e às equipas mais representativas. Os prémios foram entregues pela Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Boticas, Isabel Torres.

A 4ª edição do Boticas Trail - Caminhos do Galaico voltou a saldar-se com um assinalável sucesso, tanto pelo grande número de participantes como pela promoção das potencialidades e características únicas do concelho de Boticas para a prática de desportos de natureza.

Igualdade   Autarquia   Carnaval   S. Sebastião   Natal   Hora do Planeta   FestInVale   Aventura no Barroso   Feira Gastronómica Porco   Seminário   São João   Festival de Folclore   Fórum Boticas   Chegas de Bois   +Boticas   Festa de Boticas   Assembleia Municipal   Vespa Velutina     Boticas Parque (BNB)

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa 2024

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”