Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho
BOTICAS, 2020-05-14 14:28:30

Depois de dois meses de ausência forçada, a Comunidade de Leitores da Rede de Casas do Conhecimento da Universidafde do Minho volta a reunir no próximo dia 20 de maio, pelas 17h30.

O livro que dará o mote à nossa conversa, neste regresso, é "A Casa Grande de Romarigães", de Aquilino Ribeiro. Se ainda não iniciou a leitura, deixe-se motivar por este pequeno excerto:

"Em menos de cinco anos estava acabada a Casa Grande, prédio de torre, com largos salões e muitos cómodos, no flanco, a capela de Nª Sª do Amparo, e uma cozinha de lajedo e chaminé de barretina, compreendendo lareira, armários, dois fornos em que se podia assar, ao estilo das comunidades conventuais, um boi no espeto. A fonte, perto do corgo, gorgolejava por uma bocarra, na sua carranca de Medusa, abundante e fresca água. E o bastio de pinheiros e carvalhiços cobria já o cerro em frente, unido à velha mata e populosa cidade dos pássaros. À tarde a brisa, que subia desde a costa pelo estuário do Coura, arrepiava-lhe brandamente as corutas e uma onda balsâmica e elísia varria a Casa Grande."

(Aquilino Ribeiro, A Casa Grande de Romarigães)

Atendendo à necessidade de manter o distanciamento físico, o desafio, desta vez, é para a participação on-line, através da plataforma Zoom, e não fisicamente, numa das Casas do Conhecimento, onde a Comunidade espera poder voltar em breve.

Para garantir a sua participação e para a partilha dos dados de acesso à sessão, solicita-se o preenchimento e a submissão do formulário que se encontra em: httpss://bit.ly/3dCHkQZ. No dia 19 de maio, será enviado para o email que fornecer no formulário de inscrição o ID e a Senha necessários para participar na sessão.

Em anexo junta-se o marcador de livros, que pode imprimir e utilizar na sua leitura.

Proteja-se e boas leituras!

Anexo Disponível

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”