O Conselho Municipal de Educação reuniu, no passado dia 5 de fevereiro, no edifício dos Paços do Concelho, para apresentar e debater vários assuntos de interesse escolar.
A sessão começou com a habitual análise ao arranque do ano letivo 2017/2018, onde foi dado destaque à criação de um Curso de Educação e Formação (CEF) de Jardinagem e Espaços Verdes, que permite concluir o 9º ano de escolaridade de uma forma mais flexível.
Foi apresentado o Plano Municipal de Educação (PME) para o presente ano letivo, onde constam as atividades desenvolvidas pelo Município de Boticas em conjunto com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, diferenciadas em dez áreas e em 45 ações, sendo que a grande maioria das iniciativas transitam do PME anterior, dado o sucesso alcançado.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, falou sobre o “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar”, inserido em candidaturas realizadas no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).
As duas candidaturas apresentadas pelo Município de Boticas, “Guerreiros de Sucesso/Equipa Multidisciplinar” e “ Guerreiros de Sucesso/Ações de Enriquecimento Curricular”, já foram aprovadas e vão permitir a melhoria do sucesso educativo reduzindo as saídas precoces do sistema educativo e o insucesso escolar e, simultaneamente, reforçar a equidade no acesso à educação e aperfeiçoar a qualidade e pertinência das aprendizagens.
A autarquia suporta ainda os custos inerentes ao transporte diário de todos os alunos que frequentam o Ensino Secundário, em Chaves, e comparticipa mensalmente aqueles que optem pela modalidade de alojamento.
O Município decidiu também alargar o Programa “Escola Virtual” aos alunos do 3º ciclo do Agrupamento Escolar, por forma a que os alunos e professores possam usufruir de métodos de estudo e acompanhamento mais atrativos e eficazes.
À semelhança dos anos letivos anteriores, a autarquia garante ainda o fornecimento gratuito das refeições escolares às crianças do pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico, assegurando ainda as atividades de Enriquecimento Curricular e o transporte gratuito das crianças e jovens do concelho.
A sessão contou ainda com a apreciação da modernização do Agrupamento Escolar, obra realizada pelo Município, através do projeto financiado pelo NORTE 2020 – EIXO PRIORITÁRIO 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, OT10 - Investir na educação, na formação, nomeadamente profissional, nas competências e na aprendizagem ao longo da vida.
Esta modernização abrangeu a implementação do Sistema GIAE, a instalação de equipamento interativo e informático com o respetivo software.
Assembleia Municipal aprovou IMI na taxa mínima, devolução do IRS aos munícipes e isenção de taxas administrativas e de licenciamento