Na passada manhã de 25 de junho, quarta-feira, o Auditório Municipal de Boticas recebeu a ação de sensibilização para Cuidadores Informais, uma iniciativa realizada no âmbito do plano de ação do projeto “Boticas Qualifica+”, do programa CLDS+, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas e apoiado pela Câmara Municipal de Boticas.
Na abertura da sessão estiveram presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Campos, a Vereadora da Ação Social, Maria do Céu Fernandes, e a enfermeira e coordenadora da Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Boticas, Maria Cândida Eiras, equipa que também colaborou na organização desta ação de sensibilização.
Numa altura em que se assiste a um crescente envelhecimento da população, associado ao aumento de doenças crónicas e incapacitantes, é também maior a necessidade de cuidados e apoio nas atividades da vida diária, geralmente prestados por familiares, que não possuem qualquer preparação profissional e que, por vezes, carecem de conhecimento para prestarem os devidos cuidados a idosos dependentes. Esta ação de sensibilização, destinada a cuidadores informais e ao público em geral, centrou-se assim em dois temas bastante atuais e comuns a muitas famílias do concelho: os cuidados a prestar à pessoa idosa dependente e a Doença de Alzheimer. O primeiro tema foi apresentado pela enfermeira especialista em enfermagem de reabilitação, Marcela Miranda, que explicou, entre outras coisas, os cuidados a ter na higiene e nas atividades diárias do idoso dependente, a importância da relação afetiva com o doente, e as técnicas de posicionamento, mobilização e transporte do idoso. Já a segunda apresentação foi realizada pelo médico interno Hugo Martins, que falou um pouco mais sobre a doença de Alzheimer, os sinais de alerta, os sintomas desenvolvidos ao longo dos três estágios da doença, e o que pode ser feito para estabilizar a evolução progressiva da doença.
Esta ação de sensibilização resulta do Eixo II – Intervenção familiar e parental, um dos eixos de intervenção do programa CLDS+.
Projeto “Dar vida aos Anos Envelhecendo - Promoção de longevidade e da vida autónoma de idosos” celebra 25 de abril