A Câmara Municipal de Boticas vai proceder esta sexta-feira (dia 20 de Fevereiro, pelas 16h30) à entrega dos primeiros subsídios atribuídos no âmbito do “Enxoval do Bebé”. Recorde-se que estes incentivos, instituídos no início deste ano pela Autarquia, mas com efeitos retroactivos a Janeiro de 2008, contam da atribuição de 500 euros por cada bebé nascido no concelho de Boticas.
No total, o número de beneficiários deste subsídio ascende já a duas dezenas.
Este novo apoio implementado pela autarquia dá ainda mais expressão aos incentivos atribuídos em prol do aumento da natalidade e da melhoria das condições de vida, em especial dos recém nascidos do Concelho, contribuindo para ajudar na resolução de alguns problemas sociais dos seus munícipes.
Recorde-se que desde o início do ano de 2005 que a Câmara Municipal de Boticas atribuiu um conjunto de incentivos financeiros aos nascimentos, que passam pela atribuição de uma prestação pecuniária mensal para frequência de creches, infantários ou outros estabelecimentos do género, e ainda para aquisição de géneros considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável da criança. Em média, a autarquia paga 35 euros mensais por cada criança, sendo atribuído este subsídio a crianças entre os cinco meses de idade e os três anos.
No total, foram já mais de uma centena as crianças beneficiárias deste incentivo, o que se traduz em mais de 150 mil euros pagos pela autarquia.
Fernando Campos, presidente da Câmara Municipal de Boticas, sublinha ter “a consciência de que estes incentivos, por si só, não chegam para aumentar a natalidade do concelho e inverter a tendência de envelhecimento da população registada nos últimos anos, mas são um forte contributo para atenuar os pesados encargos e despesas dos agregados familiares do concelho, sendo, em alguns casos, determinantes para que as crianças possam ter alguma qualidade de vida”.