Apresentação das obras de Beneficiação da Rede de Percursos Pedonais da Vila de Boticas e do Espaço Intergerações e Casa das Associações
BOTICAS, 2018-03-29 11:06:09

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, apresentou esta quarta-feira à população da Granja, no edifício da antiga escola primária, duas obras de grande relevância que irão realizar-se a curto prazo na área da freguesia de Boticas e Granja, estando as mesmas já adjudicadas. Trata-se da “Beneficiação da Rede de Percursos Pedonais da Vila de Boticas”, que se estande entre a entrada da Vila de Boticas e a Granja, e o “Espaço Intergerações e Casa das Associações”, que resultará da recuperação do antigo “grémio da batata”.

Com uma assistência numerosa e muito interessada, o Presidente da Câmara explicou que a obra de beneficiação dos percursos pedonais irá dotar as vias de melhores condições de conforto e segurança para os utentes, contribuído para uma mobilidade urbana mais sustentável. A intervenção proposta contempla o alargamento e pavimentação de passeios (que ficarão sempre com um mínimo de 1,5 metros de largura), substituição do sistema de iluminação por luminárias com tecnologia LED, incluindo ainda melhorias no ordenamento do estacionamento. As obras de beneficiação destes percursos pedonais permitirão criar condições mais propícias para a circulação dos peões, criando uma rede homogénea e contínua, com uma melhor separação entre o sistema rodoviário e o pedonal, aumentando desta forma as condições de segurança e circulação dos utilizadores e tornando a circulação pedonal mais atrativa.

A “Beneficiação da Rede de Percursos Pedonais da Vila de Boticas” – NORTE-03-1416-FEDER-000071, foi apresentada pelo Município de Boticas, ao aviso NORTE-06-2016-15 - Mobilidade Urbana Sustentável, tendo um investimento total elegível de 331.531,76€ e uma comparticipação FEDER de 281.802,00€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.

Quanto ao “Espaço Intergerações e Casa das Associações”, que resultará da recuperação e requalificação do antigo edifício do grémio da batata, permitirá dinamizar um conjunto de atividades orientadas para diferentes públicos, razão pela qual o espaço será dividido em diversas salas que servirão de sede para as associações que assim o entendam se reunirem, depositarem os seus recursos e materiais e dinamizarem atividades vocacionadas para a comunidade. A promoção dos produtos tradicionais, em particular os da agricultura local, também terá lugar neste local, que prevê ainda um espaço que poderá vir a ser utilizado para uma espécie de incubadora de empresas, reunindo as necessárias condições para impulsionar alguns negócios, sendo geradora de atividade económica para o Concelho.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, relembra que este investimento “estava a ser equacionado há já algum tempo, até porque se trata de recuperar e tornar funcional um edifício localizado num local privilegiado e que, pelo seu espaço, quer interior, quer exterior, permite desenvolver um projeto bastante abrangente e transversal a várias áreas, possibilitando acolher desde o movimento associativo à promoção dos produtos tradicionais e do empreendedorismo no Concelho. Quando as intervenções ficarem concluídas, Boticas passará a contar com um espaço versátil e um equipamento adequado às necessidades do Concelho, dando um forte contributo ao desenvolvimento de atividades económicas, culturais e de cariz social”.

A candidatura “Espaço Intergerações e Casa das Associações” - NORTE-16-2016-10-Planos de Ação de Reabilitação é financiada pelo NORTE 2020 – EIXO PRIORITÁRIO 4- Qualidade Ambiental, OT6. Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos, contando com um investimento total elegível de 1.056.411,00€ e uma comparticipação FEDER de 897.949,35€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85% do custo total elegível da operação.

No seu conjunto, garante o Presidente da Câmara, “estas duas obras permitirão modernizar ainda mais a freguesia de Boticas e Granja, dotando estes espaços das melhores condições para a fruição por parte do público”.

Nesta cerimónia de apresentação, para além dos populares, estiveram também presentes o vice-presidente da Câmara, Guilherme Pires, o vereador Hélio Martins e o Presidente e Tesoureiro da Junta de Freguesia de Boticas e Granja, José Manuel Pereira e Carlos Gomes, respetivamente.

Rampa de Boticas   Sapadores Florestais   Barragens Alto Tâmega   Natal do Idoso   São João   Boticas Parque (BNB)   Chegas de Bois   Ambiente   Conselho Municipal de Juventude   Atividades de Verão   Freestyle   Corrida de Abril   S. Sebastião   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   B.V.B.   Água   Dia do Idoso   Exposições   Visita de Estudo a Lisboa   Igualdade

"Carvalhelhos Limpa" 2024

CPCJ de Boticas associou-se à campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

5ª Edição do Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” promovida pela CIMAT