Depois de mais uma edição da Feira Internacional do Turismo, que decorreu entre os dias 12 e 16 de Março, em Lisboa, na qual o Município de Boticas esteve a representar e a divulgar a região e os produtos do concelho, o balanço final é bastante positivo, dado o grande interesse demonstrado por inúmeros visitantes que passaram pelo expositor do Município.
O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, que teve oportunidade de estar presente no evento e de passar pelo expositor dedicado à divulgação da nosso concelho como destino turístico, esteve ao lado do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira, do Vice-Presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), Álvaro Carvalho, e do Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Manuel de Novaes Cabral, que também não quiseram deixar de estar na abertura daquela que é das mais importantes Feiras realizadas no nosso país.
Sob o lema “Turismo: a Indústria do Sorriso”, esta edição pretendeu homenagear a “hospitalidade, a simpatia e a arte de bem-receber” do povo português, particularidades que o Município de Boticas muito se orgulha de poder satisfazer a quem por cá passa. Neste evento o Município teve oportunidade de dar a conhecer a sua oferta turística - que tem vindo a ser cada vez maior - e também os seus produtos gastronómicos, que continuam a ser o seu principal cartão-de-visita. Afinal, como Fernando Queiroga salientou, este evento “é um excelente local de divulgação da região, não só porque é um evento que atrai imensa gente, mas também porque permite chegar a um público mais vasto e mais heterogéneo que, de outra forma, poderiam nunca conhecer a famosa gastronomia, as valiosas tradições e as maravilhosas paisagens que o concelho tem”.
A crescente tendência dos portugueses em procurarem mais o turismo em espaço rural é um dos motivos pelos quais a Câmara Municipal tem vindo a apostar no turismo e na divulgação da nossa região, de forma a dar visibilidade ao que de melhor temos e trazer também uma outra fonte de rendimento aos comerciantes e produtores locais.