A Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) foi a grande vencedora das Eleições Legislativas no Concelho de Boticas, garantindo 58,05% dos votos (correspondente a 2117 votos) contra os 19,96% (728 votos) registados pelo Partido Socialista. De resto, em termos nacionais, foi no concelho de Boticas que a AD alcançou o seu resultado mais expressivo, contribuindo também para a vitória alcançada no Distrito de Vila Real (46.040 votos contra 34.654 do PS), onde venceu também nos concelhos de Chaves, Valpaços, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Murça, Alijó, Vila Real, Mondim de Basto e Sabrosa o que lhe permitiu eleger dois deputados, tendo o PS eleito outros dois e o Chega um.
Em termos do Concelho de Boticas, o Chega foi a terceira força política mais votada (430 votos), o ADN a quarta (98 votos) e a CDU a quinta (45 votos).
O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, congratula-se pela “ forma elevada e correta como decorreu o ato eleitoral no Concelho, sem registo de qualquer incidente e com uma participação muito significativa, tendo votado mais três centenas de eleitores quando comparado com as Legislativas de 2022. Tudo decorreu em estreito respeito pelos princípios democráticos, tendo a população do Concelho deixado bem expressa a sua opinião e vontade, num ato de responsabilidade que dignifica a nossa terra e as nossas gentes”.