A Corporação dos Bombeiros de Zermatt, no Cantão de Wallis, na Suíça, ofereceu equipamento de proteção individual de combate a incêndio aos Bombeiros Voluntários de Boticas.
Foram doados à corporação botiquense 130 cintos largos, 8 cintos em cabedal, 21 fatos de macaco, 11 capacetes Gallet, 16 calças, 43 casacos, 10 pares de luvas de borracha e 18 pares de luvas. Todo o equipamento é composto por Nomex, uma fibra resistente ao fogo e a altas temperaturas, que permite uma maior proteção térmica.
O donativo só foi possível graças ao pedido de um botiquense e bombeiro do quadro de reserva emigrado em Zermatt, Filipe Silva, que expôs ao comandante da corporação que também integra, Axel Schmidt e ao chefe da divisão de material e fardamento, Edgar Walter, o problema da falta de material que afeta muitas corporações de bombeiros portuguesas.
Após a apreciação do pedido de Filipe Silva, os responsáveis dos Bombeiros de Zermatt decidiram oferecer aos soldados da paz botiquenses algum equipamento que já não era utilizado e que ainda estava em bom estado de conservação.
O material doado já se encontra no quartel e já pode ser utilizado pelos bombeiros.