Já são conhecidos os vencedores do Concurso Escolar “Uma Viagem por terras de Nadir...”, iniciativa inserida nas comemorações do centenário do nascimento de Nadir Afonso e que teve como objetivo principal incentivar os alunos do Ensino Básico, Ensino Secundário ou equivalente e Educação Especial do Alto Tâmega a envolverem-se no conhecimento do património cultural e artístico, através da criação de trabalhos originais que retratassem a vida e obra de Nadir Afonso.
Ao todo foram entregues 16 trabalhos representativos de cinco escolas da região do Alto Tâmega. Entre os trabalhos apresentados destacam-se a criação de quadros e de portefólios digitais, com vídeos, fotografias e textos alusivos ao percurso profissional de Nadir.
Após uma análise rigorosa, o júri elegeu a turma do 3ª A, do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, como vencedora do 1º ciclo.
Quanto ao 2º e 3º ciclos, as grandes vencedoras foram as turmas do 6º G, da Escola Nadir Afonso, do Agrupamento de Escolas Júlio Martins, e do 7º A, 7º B e 8º B, do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, respetivamente.
Além disso, o júri atribuiu menções honrosas às turmas do 2º A (1º ciclo) e 8º A (3º ciclo), do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro e aos alunos do 6º A (2º ciclo), da Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz.
A organização agradeceu a dedicação e originalidade dos alunos e professores que participaram no concurso promovido pela Fundação Nadir Afonso, com o apoio da Câmara Municipal de Boticas.