A Comissão da Defesa da Floresta contra Incêndios reuniu-se na passada quarta-feira, dia 13 de abril, na Câmara Municipal de Boticas, para apresentar o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano 2016.
O POM consiste num conjunto de estratégicas de coordenação de meios humanos, técnicos e materiais fundamentais para a prevenção e combate aos incêndios florestais que, anualmente, têm afetado o concelho de Boticas.
Este plano pretende, assim, traçar e estruturar formas de atuação mais eficazes quer na prevenção, quer no combate aos incêndios florestais, de forma a organizar atempadamente os meios, recursos e métodos de comunicação que permitam uma intervenção mais rápida e eficaz de todos os meios envolvidos neste tipo de ocorrências.
Para além da apresentação e aprovação do POM foram ainda apresentadas, nesta reunião, as novas regras para edificações no espaço florestal ou rural fora das áreas consolidadas em Boticas, com o objetivo da sua atualização no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
As regras para novas edificações abrangem a redução de distâncias às extremas das propriedades, passando dos 50 metros obrigatórios por lei para os 10 ou 15 metros, dependendo do tipo de edificação a ser construída (armazém agrícola ou habitação, por exemplo).
As alterações foram aprovadas, por unanimidade pela Comissão de Defesa da Floresta contra Incêndios sendo, no entanto, necessário a aprovação das respetivas medidas por parte do ICNF.