Dezasseis organizações que intervêm a nível social no distrito de Vila Real promovem, a 17 de outubro, em Boticas, Cabril, Salto, Mesão Frio, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real, a Jornada pela Cidadania. Esta iniciativa ocorre no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos e na iniciativa Pelo combate à Pobreza e Exclusão Social (https://pelocombatepobreza.blogspot.com/) e terá como palco diversos concelhos do distrito em locais estratégicos como ruas, praças, instituições, escolas.
Coordenada pelo Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, a Jornada pela Cidadania visa sensibilizar a população para a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste dia celebra-se também o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, pelo que esta iniciativa pretende ainda promover uma sociedade mais inclusiva e contribuir para a desconstrução de estereótipos ainda existentes relativamente a alguns grupos sociais. Neste sentido, esta Jornada pela Cidadania no distrito vai ser concretizada a partir da campanha: “Se és bom cidadão, espalha a frase contra a pobreza e exclusão!”. A partir dos colaboradores e clientes das organizações parceiras, foram produzidas mensagens / frases de luta contra a pobreza e exclusão social e defesa dos direitos dos cidadãos que vão ser espalhadas no dia 17 de Outubro nos locais já referidos. Na preparação desta campanha já contamos com o envolvimento de 582 pessoas desde crianças e jovens a idosos. Os cidadãos vão assim ser surpreendidos com mensagens de alerta e de reflexão. Esta campanha poderá ser acompanhada através da página de facebook: www.facebook.com/jornadaspelacidadaniavilareal
Sobre o Ano Europeu dos Cidadãos
O Ano Europeu dos Cidadãos, a decorrer em 2013, é uma iniciativa da Comissão Europeia. Sob o lema “Tem a ver com a Europa, tem a ver Consigo – Participe”, este ano é dedicado a divulgar a cidadania europeia, o seu significado e alcance e a escutar o que desejam os cidadãos europeus para a União. Ocorre no ano em que se assinala o 20.º aniversário do Tratado de Maastricht, o qual estabeleceu que todos os nacionais dos Estados-membro passavam a ter duas cidadanias – a dos próprios Estados e a da União.
Listagem das entidades participantes/ parceiras:
Em Vila Real:
EAPN Portugal Núcleo Distrital de Vila Real
Conselho Consultivo Local de Pessoas em Situação de Pobreza
Interlocutor – Núcleo Distrital de Vila Real, Catarina Oliveira: vilareal@eapn.pt ou 964764081
Em Boticas:
Município de Boticas
Santa Casa da Misericórdia de Boticas
Segurança Social de Boticas
Centro de Saúde de Boticas
Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro
Interlocutor: Município de Boticas: Teresa Queiroga: 276410200
Em Ribeira de Pena:
Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena
Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena
Animódia
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro
Interlocutor: Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena: Beatriz Pereira: 259490260
Em Montalegre:
Centro Social e Paroquial de Cabril
Interlocutor: António Gonçalves: 968075259
Associação Borda D’Água
Interlocutor: Hugo Alves: 968519753
Em Vila Pouca de Aguiar:
Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar
Interlocutor: Santa Casa da Misericordia de Vila Pouca de Aguiar: Carla Rodrigues: 259401567
Em Mesão Frio:
Município de Mesão Frio
Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio
Projeto CLDS “3 Saberes”
Interlocutor: município de Mesão Frio: Maria Jose Secundino: 254890100