Reunião a propósito do Projeto “Modernização dos Polos Museológicos de Boticas”
BOTICAS, 2013-06-19 10:10:39

No âmbito do projeto de candidatura “Modernização dos Polos Museológicos de Boticas”, apresentada na sequência do Aviso para Apresentação de Pedidos de Apoio N.º2/Ação 3.2.1/2012 – Conservação e Valorização do Património  Rural, medida 3.2 – Melhoria da Qualidade de Vida, Subprograma 3 – Dinamização das Zonas Rurais do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, realizou-se uma reunião no Município com a empresa fornecedora do equipamento multimédia e a empresa que está a efetuar o projeto museográfico para esclarecimento dos conteúdos que irão ser utilizados no equipamento.

Os diferentes Polos Museológicos existentes na vila de Boticas, embora dedicados a temáticas diferentes, visam preservar e recuperar práticas e tradições culturais do concelho de Boticas e de toda a região do Barroso.

Com este projeto pretende-se adaptar alguns destes espaços às necessidades da sociedade atual, sem no entanto substituir o conceito de musealização tradicional, mas antes complementando-o.

As tecnologias de informação e comunicação são um instrumento fundamental para favorecer o processo de comunicação entre o museu e os seus visitantes, facilitando a transmissão de informação e captando a atenção do público, possibilitando uma nova visão do objeto museológico.

Recorrendo a um novo conceito, pretende-se minimizar o número de objetos estáticos e transformar os polos museológicos em espaços vivos e interativos.

Pretende-se ainda, que os visitantes adquiram conhecimentos sobre o território através dos percursos expositivos, com recurso a tecnologias multimédia inovadoras, que possuam novas configurações gráficas, mais sensoriais, permitindo deste modo uma melhor apreensão dos objetos visualizados.

Este projeto, com um investimento de aproximadamente 200.000,00€, é co-financiado pelo FEADER no âmbito do PRODER /LEADER.

Bombeiros de Boticas receberam doação da associação francesa “Um Sac Á Dos Pour Toi”

CIMAT quer criar Centro de Competências da Agricultura Biológica da Bio-Região do Alto Tâmega e Barroso

“Corrida de Maio” animou Praça do Município

CPCJ de Boticas promoveu ação de sensibilização sobre a Violência Doméstica na Infância