Na sequência da implementação de várias iniciativas que visam a modernização administrativa e de um esforço contínuo para assegurar a satisfação dos seus munícipes, fruto de um trabalho intenso e contínuo na aplicação de procedimentos que visam a prestação de melhores serviços, o Município de Boticas viu os seus esforços reconhecidos, tendo-lhe sido atribuída pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) e pelo IQNet (The International Certification Network) a Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade ao nível do Balcão Único de Atendimento e das Operações Urbanísticas, implementados de acordo com referenciais da norma internacional ISO 9001.
Esta norma constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade e reconhece o esforço da Autarquia em assegurar a conformidade e melhoria contínua dos seus serviços, bem como a satisfação dos seus munícipes.
A política de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, em serviços cuja atividade dos mesmos é suscetível de causar maior impacto na qualidade de vida dos munícipes, é garantia de melhorias significativas no relacionamento com os mesmos, proporcionado ganhos ao nível da eficiência e qualificação das prestações da Administração Municipal. Assim, este Sistema constitui um instrumento essencial para assegurar a missão da Autarquia, a prossecução dos objetivos estratégicos e um eficiente controlo operacional, nas diversas áreas de intervenção municipal, onde já se encontra implementado.
A definição de uma política da qualidade norteada por princípios de modernização e qualificação administrativa, de focalização no munícipe e de melhoria continua, assentes no cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, permitirá ao Município continuar a desempenhar as suas atribuições e competências, num espírito de cooperação, abertura, proximidade e transparência.