Inaugurada Biblioteca em Sapiãos em homenagem ao Dr. Artur Monteiro do Couto
BOTICAS, 2018-08-13 17:01:12

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, inaugurou neste sábado, em Sapiãos, a Biblioteca Padre Dr. Artur Couto, um espaço localizado no edifício da Junta de Freguesia de Sapiãos e que homenageia, a título póstumo, o Dr. Artur Monteiro do Couto, um ilustre botiquense, nascido em Sapiãos, que foi durante toda a sua vida um grande embaixador do Concelho de Boticas, mantendo uma forte ligação às suas raízes e contribuindo sempre para a divulgação do património, usos, costumes e tradições do nosso povo.

Os livros que se encontram neste espaço eram parte integrante da biblioteca pessoal do Dr. Artur Couto, sendo agora doados pela sua viúva para que possam ser desfrutados e utilizados por todos os que visitem a Biblioteca. À iniciativa associou-se a Junta de Freguesia de Sapiãos, que para além da disponibilização do espaço para acolher a Biblioteca garante a abertura da mesma para que a população possa consultar os livros ou requisitá-los para ler em casa. De resto, o presidente da Junta, Miguel Duque, lançou o apelo a todos os que possam doar livros que o façam, para que o espólio da Biblioteca, que já possui cerca de 1400 obras, possa ser aumentado e enriquecido.

A esta homenagem, prestada por familiares e amigos do Dr. Artur Couto, associou-se também a Câmara de Boticas, que comparticipou no lançamento de um livro que reúne algumas das crónicas escritas pelo Dr. Artur Couto e publicadas no blog que mantinha ativo, designado por “Beleza Serrana”. Aliás, o nome do blog foi mesmo o escolhido para servir de título ao livro, cuja coordenação esteve a cargo do sobrinho do Dr. Artur Couto, Carlos Couto, e do escritor barrosão Barroso da Fonte. De resto, nesta cerimónia estiveram presentes diversas individualidades ligadas à cultura barrosã, entre as quais o Padre Lourenço Fontes, o escritor António Chaves, a escritora Assunção Morais e a directora da revista Aquae Flaviae, Isabel Viçoso, acompanhada pelo marido e ex-presidente da Câmara de Boticas, José Sousa Fernandes.

Na ocasião, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, relembrou o Dr. Artur Couto como “um Homem da Cultura e a ela sempre dedicado, que nos deixou uma obra vasta e diversificada, espalhada por livros, revistas e jornais, habituando-nos com a sua perspicácia e visão crítica, defendendo de forma intransigente a nossa terra. Por todos estes motivos, é para o Município de Boticas e para mim particularmente, que tive oportunidade de trabalhar de perto com ele em diversas ocasiões, um motivo de grande satisfação associar-me a esta homenagem que entendo ser de toda a justiça”.

À homenagem associou-se também a Associação Cultural Recreativa e Desportiva da Serra do Leiranco, colectividade de que o Dr. Artur Couto foi sócio fundador, que na ocasião recebeu os convidados ao som do Hino de Sapiãos.

Fernando Queiroga   S. Sebastião   ANMP   Senhor do Monte   CPCJ   BTT   Canil Municipal   Livros / Lançamentos / Feiras   Cartão Social   Protecção Civil   Volta a Portugal   Presidente   Chegas de Bois   Ambiente   Carnaval   Seminário   +Boticas   Casas do Conhecimento   Festas/Romarias   GDB

Posto Aquícola do Boticas Parque reabre a 3 de abril

Câmara de Boticas voltou a aderir à “Hora do Planeta”

Professor de Universidade do japão visitou território do Barroso