No âmbito da participação num projeto sobre urbanização e arquitetura antiga e moderna, no passado dia 25 de fevereiro, a Casa do Conhecimento de Boticas, instalada no edifício do CEDIEC – Centro Europeu de Documentação e Interpretação de Escultura Castreja, recebeu os alunos e a professora do 2º Ano do Ensino Básico, do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro de Boticas, para uma aula sobre os Povoados da Idade do Ferro – Os Castros e Cividades ou Citânias.
O objetivo da aula, era o de ficarem a perceber o modo de vida nos castros, o tipo de construção e os materiais usados na mesma, a arquitetura das casas e como se organizavam em termos de urbanização estes povoados.
Os alunos, que já traziam as perguntas elaboradas, foram colocando um a um a questão que lhes cabia e foram anotando as respostas que lhes eram dadas.
Puderam assim perceber como era a urbanização de um Castro, em termos de construção e distribuição de casas e muralhas, bem como a diferença entre Castros e Cividades ou Citânias.