Pavilhão Multiusos recebeu XVI Encontro do Idoso
BOTICAS, 2014-07-03 11:20:04



Vídeo


Correspondendo às expetativas da população mais idosa, que recebe sempre este tipo de iniciativas com bastante animação, o Município de Boticas voltou a organizar o Encontro do Idoso, um dia de festa dedicado aos mais velhos do concelho, uma iniciativa promovida em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, o Agrupamento de Escuteiros de Boticas e o Núcleo de Boticas da Cruz Vermelha.

Comemorado no passado dia 29 de junho, este Encontro, que vai já na sua XVI edição, reuniu este ano cerca de 1500 participantes, entre os idosos vindos das várias aldeias do concelho e os utentes da Santa Casa da Misericórdia e do CADAT, que conseguiram assim encher completamente o Pavilhão Multiusos.

O Programa festivo arrancou logo às 10H00 da manhã, com a receção aos idosos e respetivo encaminhamento às mesas, à qual se seguiu a Santa Missa, presidida pelo Padre Domingos Teixeira, coadjuvado pelo Monsenhor Silvério Guimarães.

Após a Eucaristia, seguiu-se a intervenção do Provedor da Santa Casa, Fernando Campos, que dirigiu palavras de agradecimento a todos os presentes, sobretudo aos que tornaram possível a organização deste evento, e dirigiu um especial bem-haja ao Presidente do Município, Fernando Queiroga, por continuar a realização desta tradição, que conta já com dezanove anos de existência, e pela disponibilidade da Câmara Municipal na continuação de parcerias e projetos sociais com a Santa Casa da Misericórdia. Fernando Campos relembrou ainda que, em concelhos como o nosso, torna-se “evidente que as parcerias, as sinergias que se ganham com as instituições a trabalharem de mãos dadas, naturalmente facilitam muito as dificuldades tremendas que todos os dias nos são postas à frente”, agradecendo dessa forma o apoio que a autarquia tem prestado, e da excelente relação desenvolvida entre as duas instituições.

Por sua vez, Fernando Queiroga, Presidente da autarquia botiquense, agradeceu as palavras do Provedor da Santa Casa, aproveitando a ocasião para saudar os idosos presentes, relembrando a satisfação especial que a organização deste evento lhe traz, por ser “uma forma de agradecer pelo tanto que fizeram pelo concelho”, e por este ser um evento único na região, um momento especialmente dedicado aos idosos. Agradeceu ainda ao executivo camarário, assim como a todos os membros das Juntas de Freguesia e entidades presentes que, de uma maneira ou outra, deram a sua contribuição para que este dia fosse comemorado da melhor maneira possível. O autarca reafirmou também a vontade do Município em continuar a apoiar o excelente trabalho social que tem sido desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas, relembrando que “não há concelho nenhum no país que tenha uma cobertura social como tem o Concelho de Boticas, quer em termos de equipamentos, quer em termos de rede de apoio domiciliário”, sendo por isso até uma obrigação da autarquia continuar a auxiliar um trabalho que vai de encontro às reais necessidades da população. No final da sua intervenção, Fernando Queiroga comunicou a todos os presentes a aprovação da proposta feita por si à Assembleia Municipal, onde ficou estipulado o aumento de alguns subsídios sociais, nomeadamente nas comparticipações no subsídio para os medicamentos, que terá agora 50% de comparticipação, no aumento de 25% para 50% das comparticipações na aquisição de próteses, e um aumento para 50% nas comparticipações das despesas de saúde do Cartão Social do Idoso. Assim sendo, haverá também um aumento do limite mínimo das comparticipações, passando dos 150 euros para os 300 euros, uma medida que se espera vir a colmatar algumas das dificuldades socioeconómicas dos mais desfavorecidos, proporcionando-lhes desse maneira melhores condições de vida.

O almoço convívio foi acompanhado pela distribuição de uma pequena lembrança, entregue pelo Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga, a cada um dos idosos presentes, aproveitando a mesma ocasião para os saudar individualmente e trocar algumas palavras amigas.

Depois de um almoço bastante apreciado pelos presentes, houve ainda tempo para a Palestra “Idosos em Segurança”, realizada por um agente da GNR, onde se pretendeu transmitir aos idosos presentes alguns cuidados a ter com a segurança da habitação, a atitude a ter com a abordagem de estranhos, os contos do vigário mais comuns e a postura que devem seguir no caso de serem apanhados numa situação de burla.

No final, todos os presentes foram convidados a um pé de dança ao som da Banda da GNR “Lobos do Marão”, que, com uma atuação animada e cheia de boa disposição, acabou por terminar da melhor maneira a tarde de todos os quantos participaram neste Encontro, ficando estes participantes com as melhores expetativas para a edição do próximo ano.

Tags

Rali   Festival de Folclore   DHI   Festa de Boticas   Kung Fu Boticas   Igualdade   FestInVale   Chegas de Bois   Boticas Parque   Litio   Assembleia Municipal   BTT   Atividades de Verão   Juventude   Património Agrícula Mundial   Confraria   Sapadores Florestais   Conselho Local de Ação Social   Freguesias   GDB  

Últimas

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Reunião do Conselho Local de Ação Social

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Primeira Bênção dos Ciclistas do Alto Tâmega

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

Semana da leitura 2024 com o mote “50 anos de abril”

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

6 anos da Classificação do Barroso como Património Agrícola Mundial

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

Grupo Desportivo de Boticas distinguido com a Bandeira da Ética pelo quarto ano consecutivo

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

“A Savana e a Montanha” de Paulo Carneiro no Festival de Cannes

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

Boticas acolhe o Extreme XL Lagares 2024

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

XI Passeio de Motas do Clube Aventura de Boticas com cerca de 250 participantes

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade distinguido com o prémio “Cinco Estrelas Regiões”

"Carvalhelhos Limpa" 2024